O Filho do Homem será entregue…
9 de agosto de 2021“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.
11 de agosto de 2021Lectio Divina do dia 10 de agosto de 2021, da terça-feira, da 19ª semana do Tempo Comum. Jo 12,24-26.
Faça uns instantes de silencio. Perceba a sua respiração. Inspire falando o nome de Jesus a cada inspiração.
Iniciemos esta Leitura Orante com a invocação da Trindade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Se possível faça a invocação do Espírito Santo, seja com uma oração ou com um canto ao Espírito Santo.
Lembre-se que a Leitura Orante da Palavra de Deus tem por objetivo nos levar a maior intimidade com Deus, a um encontro com Ele através de sua Palavra.
Primeiro passo: Leitura. O que o texto diz?
Nesse passo o objetivo é conhecer o que o texto diz, seus personagens, locais, diálogos entre os personagens, ações de Jesus, suas revelações e ensinamentos.
O texto de hoje é o final da primeira parte do evangelho de João, que é o livro dos sinais. A seguir vem o livro da glória ou da hora. É um texto de transição entre os dois livros. Jesus está em Jerusalém, e gregos pediram a Felipe pra verem Jesus. Felipe foi até Jesus junto com André fazer o pedido. E Jesus lhes responde. O texto de hoje é parte dessa resposta.
Faça uma primeira leitura em voz alta, devagar. Ler: Jo 12, 24-26.
Agora leia, silenciosamente o mesmo trecho, devagar, tentando identificar os detalhes, palavras.
Segundo passo: meditação. O que o texto diz pra mim?
Nesse passo o objetivo é fazer o texto falar, dizer algo a mim. Pode ser identificando palavra, versículo que lhe chama a atenção. Ou pode ser questionando o texto, de modo a que o leve a me dizer algo pra mim. Ou entre no texto, indague os personagens, tente perceber seus sentimentos, motivações.
Assim, uma alternativa é questionar o texto, como a que se segue, por exemplo:
Jesus fala de forma simbólica usando a figura do grão de trigo, compara o que cai na terra e morre e a semente de trigo que não morre. O que isto lhe diz?
Depois Jesus diz que quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna? Jesus está desprezando a vida? O que ele valoriza com essa fala? O que isto lhe diz?
Posteriormente Jesus trata do seguimento. O que ele diz sobre o que acontece a quem o segue? Onde estarão os seguidores de Jesus? O que isto lhe diz?
Jesus fala da relação dos que o servem e o Pai. O que fará o Pai com estes servos? O que isto lhe diz?
Terceiro passo: meditação. O que o texto me faz experienciar?
Nesse momento é fazer silencio e deixar que Deus fale no seu íntimo. Lhe fale num momento, lhe faça experiencias em seus sentimentos, memória, lembranças, pensamentos, no seu íntimo.
Deus fala através de seu Espírito Santo. Através de sua Palavra.
Quarto passo: oração. O que eu respondo, falo a Deus?
Neste passo é momento de falar com Deus. De responder ao que leu, meditou, contemplou. É hora de abrir seu coração a ele como a um amigo. Com sinceridade, intimidade. Fale o que desejar. Agradeça, louve, fale de seus sentimentos, dúvidas, medos, alegrias, tristezas, esperanças e desejos, peça. Fale do que lhe vai em seu coração.
Quinto passo: ação. O que o texto lhe pede para agir?
A palavra de Deus é capaz de nos transformar. E assim é capaz de mudar nossa vida, nossas ações, nosso modo de ver o mundo, de criar em nós raízes de valores baseados no Cristo. De nos chamar a viver cada vez em coerência com a fé.
O que o texto lhe chama a se comprometer na ação? O que lhe diz de seus compromissos de fé e vida? O que lhe pede, concretamente, a viver na vida de fé, na família, trabalho, estudo, comunidade, sociedade?
Por fim agradeça à Trindade Santa, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Marco Antonio Tourinho – teólogo leigo, NJ.