Quem se apega a sua vida perde-a…
10 de agosto de 2021Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?
12 de agosto de 2021Lectio de quarta-feira, dia 11 de agosto de 2021, da 19ª semana do Tempo Comum. Mt 18,15-20.
Inicie com um breve momento de acalmar o coração e todo seu ser. Respire fundo, e perceba cada inspiração. Se desejar diga, a cada inspiração, o nome de Jesus. Perceba o ar entrando nos pulmões, as batidas de seu coração.
Agora invoquemos a Trindade Santa: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Invoque o Espírito Santo de Deus, com um canto que conheça dedicado a essa invocação ou uma oração espontânea.
A Lectio Divina tem o objetivo de nos levar a um encontro com Deus através da Palavra de Deus. E, nos leva a maior intimidade com Ele, com sua Palavra, e maior conhecimento de ambos.
O texto de hoje é do Evangelho segundo Mateus, e pertence ao chamado “Sermão da Comunidade”, ou da Igreja conforme alguns estudiosos, que é um dos cinco sermões desse evangelho. Esse sermão é uma instrução sobre comportamentos em situações na comunidade de seguidores de Jesus, na comunidade de fé. Esse sermão foi dirigido somente aos discípulos de Jesus, e não à multidão.
Primeiro passo: Leitura. O que o texto diz?
Nesse passo o objetivo é identificar, conhecer o que o texto diz. Para isso é necessário identificar personagens, diálogos, ações, comentários do narrador, ensinamentos de Jesus.
Faça uma primeira leitura, devagar, em voz alta de Mt 18,15-20.
Faça, agora uma segunda leitura, silenciosa, vagarosa, em silencio, de modo a perceber ainda mais as palavras, situações, ações, etc.
Segundo passo: o que o texto me diz?
A meditação é deixar o texto falar em você. Identificar o que ele lhe diz. Isso pode ser feito de diversas formas. Identificando as palavras que mais lhe chamaram a atenção, ou versículos, situações.
Outra maneira é interrogar o texto. E meditando a partir dessas interrogações. Por exemplo colocamos algumas questões abaixo, mas você pode fazer as suas perguntas, e meditar a partir delas.
Como é um sermão, um discurso de Jesus, é ele quem fala no texto.
Jesus começa dizendo que se um irmão pecar contra outro, deve-se ir a esse irmão e que a correção seja entre os dois. Qual a situação em questão? Refere-se a irmãos de sangue ou de fé? O que lhe diz essa preocupação de Jesus?
Jesus insiste, e diz que se o irmão não ouvir, que a questão deve ser levada a mais pessoas, e elas deverão decidir, sob palavra de testemunhas. O que isso lhe diz?
Pode ser que o irmão não ouça nem as que foram chamadas a ser testemunhas da questão. E Jesus sugere que a questão seja levada à Igreja, isto é, a toda a comunidade (Mateus é o evangelista que usa o termo igreja para designar a comunidade de fé). O que isto lhe fala?
Jesus diz que se o irmão não ouvir a Igreja deverá ser tratado como um “gentio, publicano” (publicano era o cobrador de imposto romano chamado de publicum, e tinham péssima reputação). O que isto lhe diz?
Jesus fala então sobre a questão do ligar na terra e ligar no céu. O irmão pecador , é descrito que foi desligado da Igreja, da comunidade, pois foi chamado de publicano, de péssima reputação, alguém que servia a Roma e não ao povo de Deus. E Jesus diz a seus discípulos que o que eles ligam na terra será ligado no céu, e o que desligarem na terra será desligado no céu. O que lhe diz este poder que Jesus dá a seus discípulos? O que lhe diz esse ligar desligar entre terra e céu?
Por fim Jesus fala de pedido feito por “dois de vós”, feito na concordância de ambos, o “meu Pai que está nos céus” o concederá, “pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estarei, no meio deles”. O que isto lhe diz?
Terceiro passo. Contemplação. O que o texto me faz experienciar?
A contemplação é uma experiencia no silencio, na quietude. Deus nos faz experienciar em nossos sentimentos, emoções, pensamento, consciência, memória e lembranças, no fundo de nosso ser a sua presença, nos possibilitando um encontro com Ele em nós.
Silencie por uns momentos. Deixe Deus falar em você.
Quarto passo: oração. O que respondo a Deus?
Chegou o momento de responder ao que você leu, meditou, contemplou. A resposta acontece na oração. Fale a Deus, com intimidade como a um amigo. Abra o que tem no coração. É momento de agradecer, louvar, pedir, mostrar-se por inteiro nessa conversa com o Senhor, de coração aberto.
Quinto passo: ação. O que o texto me solicita a agir?
Fé tem que ser testemunhada na vida. Vida não pode ser incoerente com a fé. A palavra de Deus é capaz de nos transformar, em nossa fé, em nosso íntimo, e com isso semear em nossa vontade sementes da vontade de Deus, que nos leva a testemunhar a fé que cremos.
O texto de hoje lhe solicita algum compromisso, alguma ação em sua vida de fé, de comunidade, de família, trabalho, estudo, enfim em todas as dimensões de sua vida? Lhe solicita alguma ação concreta?
Ao término, gratidão, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Marco Antonio Tourinho – teólogo leigo, NJ.