Quem quiser ser o maior seja aquele que serve
25 de julho de 2024O joio e o trigo
27 de julho de 202426 de julho, 6ª feira | Memória de São Joaquim e Santa Ana
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 13,16-17
Leitura: o que o texto diz?
Noevangelho de hojeJesus nos chama de “felizes” porque temos a oportunidade que muitos queriam ter, de entender sua proposta, receber seu chamado e contribuir para a construção do Reino de Deus. Felizes também quem tem avós, cuja experiência e maturidade de vida nos ajudam a viver.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus na sua vida pública, mais do que qualquer outra coisa, anuncia o Reino de Deus. O Reino de justiça, paz, fraternidade, mansidão, humildade e amor que Jesus anuncia é muito diferente do plano de dominação e libertação política esperada. Para compreender o Reino de Deus é necessário ouvidos que possam ouvir e olhos que possam ver, ou seja, sentidos que não estejam manchados pela influência do pecado, mas abertos a Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a acolher a cada dia sua proposta.
“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da mãe do Salvador, interceda a Jesus por todos os avós. Amém.”
São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você se considera atento para ouvir o que o Senhor lhe pede? Você compreende o que significa anunciar o Reino de Deus? Felizes foram os que testemunharam as promessas de Deus a Seu Povo, como São Joaquim e Santa Ana, que confiaram e esperaram, baseados apenas na Palavra da Aliança.
Ação: o que posso fazer do texto?
Viver com mais paciência, com coragem, firmes na esperança de que o Senhor nos acompanha e nos aponta o caminho.
Equipe Lectionautas