Eu sou o pão da vida
8 de agosto de 2021Quem se apega a sua vida perde-a…
10 de agosto de 2021Lectio Divina de segunda feira, dia 09 de agosto de 2021, da 19ª semana do Tempo Comum Mt 17,22-27.
Inicie a Lectio de hoje fazendo uns instantes de preparação, aquietando o coração, os sentimentos. Respire fundo várias vezes. Perceba a sua inspiração, o ar que entra em seus pulmões. Perceba os batimentos de seu coração. Se desejar, a cada inspiração pronuncie o nome de Jesus.
Inicie invocando a Trindade una e santa: Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Agora invoque a luz do Espírito Santo, fonte de compreensão e entendimento da Palavra de Deus, através de uma oração ou canto comum, eclesial, ao Espírito Santo.
O texto de hoje é do Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 17, versículos 22 a 27. Mateus tem várias partes. Além da descrição do nascimento e infância de Jesus no início, e da Paixão e morte ao final, ele tem cinco sermões ou discursos, que articulam sua obra. Esse texto é o último antes do “Sermão da Comunidade” que é todo o capítulo 18. O texto possui duas partes distintas. Ao ler, você perceberá.
Iniciemos então a Leitura Orante, lembrando que ela nos leva a mais conhecimento da Palavra de Deus, mas o objetivo é, através de vários passos, nos facilitar um encontro pessoal com Ele.
Primeiro passo: Leitura. O que o texto diz?
O objetivo desse passo é conhecer o texto, respondendo à pergunta: o que o texto diz?
Para isso é preciso conhecer o que o texto fala, por exemplo dos locais, horas, personagens, diálogos entre esses personagens, ensinamentos e ações de Jesus, comentários do evangelista que narra.
Faça uma primeira leitura do texto, em voz alta, devagar. Leia: Mateus 17, versículos 22 a 27.
Agora faça uma segunda leitura silenciosa, devagar e tente perceber detalhes do texto, das falas, ações, possíveis comentários do evangelista narrador.
Se você desejar, poderá verificar se fixou o conteúdo do texto escrevendo, numa folha ou caderno, ou fazendo oralmente uma pequena síntese do texto, com ideias centrais.
Sendo passo: meditação. O que o texto diz para mim?
Nesse passo o objetivo é responder à pergunta “o que o texto diz para mim”? É momento de repensar o que leu, e identificar o que ele, no todo, em partes, ou até alguma frase, palavra diz para você. Pode ser através de um versículo, palavra, ação, ensinamento, etc.
Outro método é entrar dentro do texto, ver os personagens, as falas, sentir o que lhe diz, se algo o faz se identificar, ou diz algo para você hoje, na sua situação de vida atual.
Um caminho alternativo de meditação é deixar o texto falar dentro de você, através de interrogações ao texto. Você poderá fazer suas perguntas ao texto, aos personagens.
Se desejar poderá meditar sobre algumas perguntas ao texto, e responder as que sugerimos a seguir.
Você percebeu as duas partes dos textos? (Em algumas bíblias o texto está subdivido por 2 títulos diferentes, como na Bíblia da CNBB). Quais são os temas centrais de cada uma delas?
Com quem e onde Jesus estava reunido? O que ele anuncia? Que título usou para si mesmo? Ele fala de morte e também de ressurreição. E fala sobre a relação dele com os discípulos. Os discípulos entenderam o que ele anunciou? Que reação tiveram? Por que? O que isto lhe diz?
Hoje, os discípulos tem facilidade de entender o que significa “O Filho do Homem”? E você? Por que será que Jesus não usou o titulo “Filho de Deus”? O que isto lhe diz?
Onde estavam os discípulos quando cobradores da taxa do Templo abordam Pedro? Por que será que o abordado foi Pedro e não outro discípulo? O que isto lhe diz?
O trecho chama de Pedro quando cobradores perguntam, mas Jesus o chama de Simão, nome original do discípulo, que significa “o que escutou”. Por que será que o Evangelho de Mateus o cita assim? O que isto lhe diz?
Qual a resposta de Pedro aos cobradores da taxa do Templo? O que perguntou Jesus a Simão sobre a questão de cobranças de taxas ou tributos por um rei? O que essa simbologia quer dizer? O que Simão respondeu a Jesus? O que Jesus concluiu da resposta de Pedro? O que isto lhe diz?
Por que será que Jesus diz que o “o próprio povo está isento”? Que povo seria este? O que isto lhe diz?
Jesus demonstrou uma preocupação em não escandalizar. Esse escândalo seria um judeu não pagar o tributo do Templo, pois o estaria renegando. Jesus achou um modo de pagar o tributo? O que ele manda Pedro fazer? Qual era a profissão de Pedro? O que isto lhe diz sobre o papel de Pedro?
Quanto valeria a moeda encontrada no peixe em relação a taxa do Templo? O que Pedro deveria fazer com a moeda? O que isto lhe diz?
A gratuidade da moeda encontrada lhe diz algo? Jesus obrigou o povo a pagar o tributo ao Templo? O que isto lhe diz?
Terceiro passo: meditação. O que este texto me faz experienciar?
É um novo passo. Nele o importante é responder à pergunta: o que o texto me faz experienciar, sentir. É o momento de Deus falar em seu íntimo, em meio ao silencio. Silencie seu interior. É no silencio que podemos escutar a Deus. Um Deus que tornou seus filhos livres diante da tributação obrigatória ao Templo de Jerusalém.
Faça quietude em seu coração. E deixe Deus lhe falar depois da leitura e meditação do texto.
Quarto passo: oração. O que respondo a Deus?
É o momento de responder a Deus que já falou através da leitura, meditação e contemplação de sua Palavra. Fale a Ele como a um amigo. De forma espontânea, diga o que vai no seu coração. Pode ser o que desejar. Deus acolhe a oração de todo coração sincero. Seja louvor, pedido, gratidão, duvida, indignação, ou outra oração, Deus é Pai, e acolhe seus filhos.
Quinto passo: ação. O que me comprometo a agir?
A Palavra de Deus não é uma filosofia, uma doutrina. É revelação de Deus junto a seu povo. Ela é eficaz, nos transforma como pessoas e, portanto, em nosso agir concreto.
O que o texto lido, meditado, contemplado e rezado lhe chama a agir de forma concreto na vida, seja familiar, trabalho ou estudo, na comunidade de fé, consigo mesmo, na vida de fé, nas relações com as pessoas?
A gratidão à Trindade Santa, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Marco Antonio Tourinho – Teólogo leigo, NJ.