
Assumir Jesus
25 de setembro de 2021
“Quem for o menor, esse será grande?”
27 de setembro de 2021
DOMINGO – 26/09/2021
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mc 9, 38-43.45.47-48
“O Reino de Deus acontece por meios de nossas boas ações”.
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Feche os olhos, respire fundo e olhe para dentro de si mesmo. Sinta a fé que brota de dentro do seu coração. Olhe agora para fora, olhe as pessoas ao seu redor…
Refrão meditativo: A Palavra de Deus está perto de Ti. Em tua boca em teu coração! (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Na narrativa do Evangelho de hoje Jesus chama a atenção dos discípulos para não interferirem nas ações das pessoas que estavam fazendo o mesmo que eles fazem. Isto porque João tinha dito a ele que viram um homem expulsar demônios em seu nome. E Jesus respondeu-lhe para não os proibir, pois ninguém faz milagres em nome dele e depois falar mal dele e acrescenta: Quem não é contra nós é a nosso favor. E pede a eles para não escandalizar os pequenos que creem nele.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Refletindo sobre o texto, que sentimentos te afetam? É preciso crer para seguir o Cristo e fazer as coisas que ele faz. Para Jesus todos tem a mesma liberdade e não há ninguém inferior ou superior ao outro. Todos são dignos de todo respeito e assim devem ser acolhidos. Todas as boas ações devem ser reconhecidas e todos são recompensadas, pois que é de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa. Estamos realizando ações semelhantes às do Cristo Jesus? O Papa Francisco nos recorda que a nossa vida e as nossas capacidades, mais do que conquista pessoal, são frutos de um dom que nos tornam capazes de realizar transformações em nossas vidas e na vida das pessoas.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O Evangelho de hoje ativa a minha consciência para reconhecer que há, fora da Igreja, pessoas, grupos e instituições que são profetas, que denunciam injustiças, que fazem caridades. E como Jesus, também quero acolher a todos. Quero mudar de vida. Senhor, liberta-me do comodismo, do medo. Ajude-me a resgatar os valores do evangelho para bem viver a vida que é dom de Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Sinto que Deus caminha comigo e sou chamada a estar no mundo para fazer a experiência dos momentos difíceis junto com as pessoas do mundo e assim perceber a presença de Jesus que está sempre pronto a nos ajudar. A experiência de ser reconhecida por Jesus quando fazemos boas ações é reconfortante.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que vontade brota do coração? Ajudar alguém que precisa? Sair em missão para dar-se a conhecer Jesus? Que compromisso assumir? É ele quem diz que não deve escandalizar os pequenos. Que iniciativas posso tomar junto ao irmão sem escandaliza-lo?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.