
O Reino de Deus acontece por meio de nossas boas ações
26 de setembro de 2021
“Jesus parte para Jerusalém, lugar sagrado de encontro com Deus”
28 de setembro de 2021
SEGUNDA – FEIRA – 27/09/2021
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Lc 9, 46-50
“Quem for o menor, esse será grande?”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Refrão meditativo: Eu vim para escutar. Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de Amor.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Na narrativa do evangelho de hoje, Jesus chama atenção para dois momentos. Primeiro é colocar a criança no meio de uma discussão dos discípulos sobre quem seria o maior e dizer-lhes: “Quem receber em meu nome uma criança, está recebendo a mim mesmo. E o segundo momento é sobre o que João comenta sobre ter visto alguém expulsar demônios, mas foi proibido por ele e Jesus lhe pediu para não fazer isso, pois quem não é contra vós, está a vosso favor.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto novamente. Veja o que está acontecendo. Na leitura de hoje, o evangelista Lucas nos fala sobre o agir de Jesus. O que ele pensa sobre as pessoas. E esses ensinamentos chegam até nós, nos provocando para um novo jeito de ser e de acolher as pessoas. É a partir de nossas atitudes que somos reconhecidos diante dos outros. Hoje, Jesus nos chama a atenção para o cuidado com as crianças. Que elas sejam valorizadas. A criança é simples, sem malícia e age pelo coração. Diante desse ensinamento de Jesus, que palavras e atitudes se podem tomar para ser considerado/a o maior aos olhos de Jesus?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Olhe para a sua vida, para as pessoas com as quais caminha. O que gostaria de falar a Deus? De que sua comunidade necessita, que serviço pode oferecer para bem servir, sem perder sua pequenez, sua humildade? Como podemos agradecer por tantos aprendizados que a Palavra de Deus nos proporciona?
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Deixe se conduzir. Fale. Veja Jesus que aproxima, te aponta caminhos, te orienta. Tenha atitudes de crianças e será acolhida no Reino de Deus.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que posso fazer no dia-a-dia? Quais carências minha família possui? O que posso acrescentar na minha vida de comunidade para que todos cresçam? Coloque-se a serviço, esteja atento aos cuidados com as crianças, acolha-as com carinho. Isso agradará a Jesus.
Neuza Silveira de Souza, membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte