O tempo é agora!
5 de abril de 2022A Palavra de Jesus nos conduzirá a vida eterna
7 de abril de 20225ª SEMANA DA QUARESMA
Quarta – 06/04/22
Jo 8,31-42 – A verdade vos libertará!
- Leitura: O que o texto diz?
Continua o diálogo de Jesus com os judeus e são vários questionamentos. Jesus afirma que permanecendo com Ele e seguindo o que ensina, eles serão verdadeiramente seus discípulos e então conhecerão verdade, que os libertará. Eles não entendem como são escravos se são descendentes de Abraão. Jesus afirma que o pecado torna a todos escravos e mostra que querendo mata-Lo, demonstram que estão contra o que Abraão ensinou. E ainda deixa claro, que Ele veio de Deus e se eles consideram Deus como Pai, é preciso reconhece-Lo como seu Filho.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus revela a grande verdade que liberta: ouvir seus ensinamentos e segui-los. É preciso viver como Ele ensinou. Seremos livres por querer o bem, entendendo que nossa vontade não está acima do outro, que o egoísmo destrói, que a prepotência não dá lugar a felicidade, que o ódio e o medo nos escravizam. Entender que quando colocamos qualquer coisa no lugar de Deus, até mesmo pessoas (como fizeram os judeus com Abraão) vamos em direção ao erro, ao pecado e isto nos torna escravos de nossas escolhas.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Como temos ídolos em nossas vidas! Pessoas, coisas e até posicionamentos que nos fazem donos da verdade. E como estamos errados! Se não nos colocamos na posição de quem buscar viver o que o Evangelho nos orienta, nos ensina, estamos nos tornando escravos de nossas próprias escolhas. A verdade que liberta é única e não pode ser substituída por nenhuma outra. Senhor, que saibamos buscar sempre viver o que aprendemos de Ti, nada além disto! Que saibamos reconhecer que o bem será sempre libertador e para sermos seus discípulos precisamos escolher a sua Palavra!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto nos oferece um solavanco, um sacudir, um grito para acordar. Como estar livres se o mundo nos oferece tantas coisas prisioneiras? É urgente pensar em nossas escolhas. Às vezes, confundimos pessoas com Deus e as colocamos no lugar Dele. Ouvir, dialogar, se formar, se abrir para refletir são atitudes fundamentais para que possamos permitir que a Palavra chegue até nós e nos mostre o verdadeiro caminho. Jesus traz palavras de vida e que libertam. Façamos a escolha certa!
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Neste primeiro momento, analisar. O que nos tem feito escravos? Quais nossos ídolos? Quais nossas escolhas até aqui? Aproveitemos a sacudida deste Evangelho e comecemos a analisar como temos ouvido as palavras do Mestre. E se nossas escolhas não têm sido as melhores, que tal repensa-las? O tempo é oportuno, pois caminhamos rumo a Páscoa e as mudanças são necessárias.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG