A verdade vos libertará!
6 de abril de 2022O que trago nas mãos?
8 de abril de 20225ª SEMANA DA QUARESMA
Quinta – 07/04/22
Jo 8,51-59 – A Palavra de Jesus nos conduzirá a vida eterna
- Leitura: O que o texto diz?
Continua o diálogo de Jesus com os judeus e o diálogo não está sendo bem aceito. Jesus afirma que quem guarda a sua palavra, não morrerá e acham que Ele está louco ou endemoniado. Questionam quem é Jesus que se acha maior que Abraão ou os profetas, que morreram apesar de guardarem a Palavra de Deus. Jesus afirma que é o próprio Deus quem o glorifica e que Ele já existia antes de Abraão, se denominando o Eu Sou. Os judeus queriam apedrejar Jesus, pois se sentiam ofendidos, afinal Ele os chamou de mentirosos, vendo que não o reconheciam como o Filho de Deus.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus vai se revelando, passo a passo e nos convida a guardar suas palavras, pois o que Ele nos ensina, se vivido, nos conduzirá a vida eterna. A morte não terá força diante da vida que escolhermos. Novamente, Ele apresenta a escolha: acolher ou não a sua palavra. Quando se revela como Aquele que vem do Pai e que O conhece e ainda se denomina como o Eu Sou, nos acalenta o coração nos lembrando que o Pai e o Filho estão conosco desde o sempre, desde o início.
- Oração: O que o texto me faz?
O texto nos faz pensar no valor que a humanidade tem diante de nosso Deus. Um Deus que está presente deste o início, que vai se revelando de acordo com as nossas necessidades e neste momento se apresenta como a Palavra que conduz a um futuro diferente. Jesus se revela, novamente, como o Filho do Pai, presente desde o início e presente no futuro, que conduz a eternidade, se aceitarmos o que Ele anuncia e vivermos de acordo com os seus ensinamentos. Senhor, que saibamos guardar a tua Palavra e vivermos de acordo com o que ela nos ensina!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz pensar: temos escutado a Palavra de Jesus? Temos entendido sua palavra? Temos vivido o que Ele nos ensina? Escutar, entender e viver seus ensinamentos nos faz trilhar o caminho certo, rumo a vida eterna. Escutar, entender e viver seus ensinamentos antecipam em nossa vida terrena um pouco do que será o céu. Jesus é o FILHO do Pai e não existe dúvida para nós nesta revelação. Conhecer Jesus é conhecer o Pai e sua vontade, e antecipando assim a alegria de um encontro que um dia esperamos viver.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Rever os ensinamentos de Jesus e analisar como têm sido nossas ações em relação a eles. Importante ter na mente e no coração, que as escolhas que fazemos, a maneira como vivemos nos levará a vida eterna. Vivamos o céu aqui na terra nos preparando para chegarmos ao encontro definitivo.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG