Sou reflexo da LUZ do mundo
4 de abril de 2022A verdade vos libertará!
6 de abril de 20225ª SEMANA DA QUARESMA
Terça – 05/04/22
Jo 8,21-30 – O tempo é agora!
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus dialoga com os fariseus mostrando que eles estão perdendo uma oportunidade especial de obter a redenção, de serem salvos, mas, infelizmente, eles preferem ficar com seus pecados, na ignorância e não querem acreditar. Jesus se revela como a presença viva de Deus, e se afirma como o EU SOU (lembrando o diálogo de Deus com Moisés, no Êxodo) e que só faz o que for do agrado do Pai. É preciso acreditar no que Jesus anuncia desde o início de sua missão. Jesus ainda prediz sobre sua morte e fala que é preciso valorizá-Lo enquanto está junto deles. Muitos acreditaram.
- Meditação: O que o texto me diz?
Os ensinamentos de Jesus são sempre muito especiais e nos deixam uma mensagem encantadora: por que não valorizamos as pessoas enquanto estão junto de nós? Por que não ouvimos seus ensinamentos e aproveitamos tudo o que nos oferecerem enquanto estão ao nosso lado? Elas nos amam e querem nosso bem. Jesus quer oferecer a conversão, oferecer o seu melhor e não quer que deixem para reconhecer que Ele fala em nome do Pai, somente após sua morte.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Como é bom sentir o amor de Deus, através de Jesus! Como é bom sentir que O temos ao nosso lado constantemente, nos revelando sua presença e seu amor. Como é bom entender que as pessoas que nos cercam sempre têm muito a nos oferecer, através de suas presenças, seus conselheiros, sua sabedoria, atos e que não podem ser valorizados somente depois que não estão mais junto de nós. O tempo não volta. Senhor, que saibamos aproveitar as oportunidades e viver intensamente cada instante ao Teu lado e ao lado de tantas pessoas!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto nos oferece um repensar: repensar nas oportunidades que já tivemos junto a Deus e junto ao nosso próximo, sem perceber que eram situações únicas. Nos faz repensar em como podemos agir sabendo que somos amados por Deus, que Ele nos carrega na travessia do deserto de nossas vidas e que muitas vezes não queremos enxergar isto. Nos faz repensar que o tempo não volta, não espera e passa igualmente para todos, portanto vivamos o hoje, com intensidade: vendo, ouvindo, dialogando, curtindo, dando e recebendo o melhor. E lembremos que o EU SOU não nos deixa sós.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Valorizar mais a vida, as pessoas, os momentos e tantas oportunidades que, diariamente, chegam até nós. Ver o mundo com os olhos de quem se sente amado e de quem ama, pois o EU SOU está presente no mundo. Vamos aproveitar o final da quaresma que se aproxima e fazer a proposta de chegar na Páscoa com o coração mais aberto a Deus, a vida e às pessoas.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG