“Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles…”
5 de fevereiro de 2022E todos quantos o tocavam ficavam curados.
7 de fevereiro de 202206 de fevereiro de 2022, 5º Domingo do Tempo Comum
Lc 5,1-11
Leitura: O que o texto diz?
“Pescar homens” era um dito popular que significava tirar alguém de um perigo grave. Ajudar as pessoas a sair de todas as opressões que lhe impedem crescer e desenvolver suas potencialidades. Só pode ajudar o outro a sair da influência do mal aquele que encontrou o que é mais verdadeiro e nobre dentro de si mesmo. Jesus continua desafiando a que cada um mergulhe mais fundo no oceano do coração e ali ative os recursos ainda escondidos: novos sonhos, novas possibilidades, nova inspiração, novo sentido para a existência…
Meditação: O que o texto me diz?
O encontro com Jesus nos arranca da rotina, do “sempre fizemos assim” e nos desafia a “pescar” de maneira diferente; sua presença alarga nossa mente e nosso coração instigando-nos a sair dos nossos estreitos mares e entrar no movimento do vasto mar que Ele nos oferece.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a vencer o medo que paralisa tudo o que é humano e te impede de ir para águas mais profundas. Peça também que Ele te ajude a não ficar surdo ao seu chamado para lançar redes em águas mais profundas, na sua vida e na missão no coração do mundo. Agradeça ao Senhor por ter te chamado a ser pescador de gente.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’, nos diz Jesus. Ele nos chama cada dia, nos tira de nosso estreito mar, nos faz sair do que é nosso, da segurança, da comodidade… e nos faz entrar numa “terra nova”. Veja o que diz a canção “Vou Navegar”, de Carlos Alberto Tolovi e Eurivaldo S. Ferreira:
Outra vez me vejo só, com meu Deus / Não consigo mais fugir, fugir de mim
Junto às águas deste mar vou lutar / Hoje quero me encontrar / Buscar o meu lugar.
Vou navegar, nas águas deste mar / Navegar eu quero me encontrar /
Navegar… não posso mais fugir
Vou procurar, / nas águas mais profundas / No mar… feliz eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar / Sem dúvidas, sem medo de sonhar!
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Jesus toma a iniciativa de subir à barca de Pedro, como toma a iniciativa de subir à barca da minha vida. Será que o acolho como Ele merece? Onde estão os espaços de nossa missão e de nossa presença como cristãos? Em quê margens da sociedade, da economia, da cultura, devemos nos situar para aí descobrir a novidade de Deus que nos desinstala e nos abre um futuro iluminador?
Equipe do Lectionautas