“…as pessoas imediatamente reconheciam Jesus”
6 de fevereiro de 2023“De dentro, do coração do homem”
8 de fevereiro de 20237 de fevereiro de 2023, 3ª feira da 5ª semana do Tempo Comum.
Mc 7,1-13: “Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
Leitura: o que o texto diz?
No silêncio do seu coração, leia pausadamente texto de Mc 7,1-13, mergulhe no texto, deixe-se fazer parte da cena. Observe a narrativa bíblica. Visualizar a cena que Ele apresenta: Jesus chama a atenção de que os mestres da Lei e fariseus encontravam artifícios para anular os Mandamentos de Deus, há tentativas de esvaziar a Palavra a Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Vislumbre o texto novamente, dentro desse trecho bíblico são muitas as indicações e ensinamentos que nos são transmitidos. O que mais lhe chamou no texto? O que lhe tocou nesse Evangelho? Então, se coloque como aquele que almeja viver a santidade! Com o coração inclinado a ouvir a Palavra de Deus, de vivê-la na verdade de sua vida! Tenho percebido no meu dia a dia onde preciso ressignificar e pôr sentido? Onde está a essência da minha vida de fé?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Após ter meditado todo o trecho do Evangelho, permita que do seu interior brote uma oração. E você pode repetir: Faço Senhor novamente a experiência de abrir-lhe a porta e de ser alimentado por ti. Me ajuda Senhor a te reconhecer, a te amar, ser todo teu! Quero vivenciar a tua graça, a tua santidade em minha vida.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
É chegado o momento de deixar Deus agir. No silêncio orante, deixe-se exultar de alegria no Senhor, por acolhê-lo, por estar consciente do que precisa ser: “(…) ser santo, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 20,7; 19,1).
Ação: O que esse texto me faz agir?
Reserve um horário para ir rezar diante do Sacrário em sua Comunidade, de participar da Santa Missa. Pois é necessário, ter os olhos fixos em Jesus Cristo! Alimentar-se dele na Palavra e na Eucaristia!
Ir. Cleilton Alves da Silva, INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí). Mora atualmente em Teresina/Pi.