Ser sabor e luz no mundo
5 de fevereiro de 2023“Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”
7 de fevereiro de 202306 de fevereiro de 2023, segunda-feira, 5ª semana do Tempo Comum
Mc 6,53-56: “(…) as pessoas imediatamente reconheciam Jesus”.
Leitura: o que o texto diz?
Com auxílio do Espírito Santo, leia atentamente o texto do Evangelho. Jesus continua recomendando adesão, maturidade de fé e fidelidade. Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. E levavam os doentes deitados em suas camas até onde ele estava, afirma o evangelista Marcos. Jesus, o enviado do Pai, é identificado como o portador da vida plena. Por isso, muitos iam até ele em busca de saúde, de vigor, de sentido de vida, de paz, de força. Todos os que tocavam na barra de seu manto ficavam curados.
Meditação: O que o texto me diz?
Sob a ação do Espírito Santo, qual palavra ou versículo mais me toca o coração? Participe da narrativa, procure refletir e atualizar o texto na vida. Veja se a sua vida reflete o que o texto diz ou se há contradições ao que é indicado pelo texto. Sou capaz de verdadeiramente reconhecer Jesus para além dos milagres?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor Jesus, derrama sobre nós a abundância do Espírito Santo, que Ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, pois tu és o Caminho, a Verdade e a Vida. Faze-nos crescer no teu amor contagiante e na experiência contigo, para que sejamos, testemunhas vivas do teu Evangelho. Com Maria Santíssima, guardaremos tua palavra, meditando-a no coração.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
No mais profundo silêncio orante, permita que o texto que foi lido faça morada no seu coração. Deixe a Palavra de Deus perscrutar a sua vida, torne-se um com ela. Peça ao Espírito Santo, que suscite em seu coração a paz e a perseverança no seguimento de Jesus, mas também a graça de reconhecer Jesus para além dos milagres.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Se puder, faça uma visita a alguém enfermo. Procure ajudar falando de Jesus para essa pessoa ou família. Se for conveniente, faça a leitura do texto bíblico que fora meditado. E não esqueça de testemunhar com gratidão o amor de Deus por você e sua família.
Ir. Cleilton Alves da Silva, INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí). Mora atualmente em Teresina/PI.