Deus dará a vocês o que devem falar (Mt 10, 16-23)
8 de julho de 2016XVI Domingo do Tempo Comum – Ano C
10 de julho de 2016Mt 10, 24-33
Nenhum aluno é mais importante que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão. Se o chefe da família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda.
– Portanto, não tenha medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
Oração: Trindade Santa colocamo-nos em suas mãos para que nos auxiliem na reflexão de hoje. Que possamos deixar que a Palavra alcance o escondido que há em nós.
Temos sempre muito o que aprender com o Mestre. Devemos almejar ser como Ele. E o nosso mestre é Deus.
Vivemos em um mundo conturbado. Cultivam-se valores bem diferentes daqueles com os quais nossos pais nos educaram. Infelizmente presenciamos crianças distratando mãe, pai, avós e estranhamos esse comportamento. Quase sempre o comportamento da criança é reflexo do comportamento dos adultos. Se uma criança age assim é porque ela convive com pessoas que tratam umas às outras com grosseria e desrespeito. Os pais são os mestres e a criança aprendiz. Assim como aprendem coisas ruins, aprendem coisas boas.
Muitas vezes nos queixamos de situações difíceis no trabalho, em casa, nos ambientes das escolas, universidades. Queixamos da violência, da inflação, dos políticos….
Como viver cercado de tantas maldades, hipocrisia, desonestidade, ambição, intolerância, dentre outras mazelas?
Como não desacreditar que é possível uma vida melhor?
Devemos ser como a criança que aprende com os pais. Somos filhos, não um qualquer. Somos os filhos queridos de um Deus, que é perfeito. E, por isso, temos bons exemplos de como devemos viver, ao olharmos para a vida de Jesus.
“- Portanto, não tenha medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma.” (MT 10, 26-28)
Não tenham medo pois Deus está conosco! Ele é o Pai generoso que acolhe nossos medos, nossas imperfeições, nossas fraquezas. Ele se faz presente em nossas vidas através das pessoas, da natureza, das diversas situações e nos auxilia a superar as dificuldades do cotidiano. Ele nos fala ao coração, alimenta a certeza da Sua presença misericordiosa e infinita em nosso meio.
Deus tudo pode mas desejou contar com a nossa ajuda na construção do seu Reino. Deseja que possamos anunciar o que Ele nos fala às escondidas: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. (Is 43, 1); ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’
Que nossa resposta seja: ‘Aqui estou! Envia-me’. Conforme a primeira leitura de hoje (Os 14, 2-10).
Qual resposta concreta tenho dado à proposta de Deus?
Que Ele nos acolha e nos mantenha firmes na fé. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Católica Verbum Dei – BH