
“Quem me viu, viu o Pai”
17 de maio de 2025
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra”
19 de maio de 2025
18 DE MAIO, 5º Domingo da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leitura do Evangelho de João 13,31-33a.34-35
Leia texto, escolha uma palavra ou um versículo que mais chamou atenção.
Leitura: O que o texto diz?
Jesus e os discípulos na última ceia vivem um singular momento de encontro, partilha, ensinamento sobre sua maior herança: o amor. Mesmo experimentando a traição, não deixa de amar, faz do amor, da entrega a glorificação no amor incondicional e recíproco entre o Pai e o Filho. O amor, expressão maior da sua vida, é o novo mandamento, o único critério para que seus seguidores sejam reconhecidos.
Meditação: O que o texto me diz?
A novidade deixada por Jesus, é a beleza e radicalidade do amor que Ele viveu, o amor serviço, que em comunidade convive, partilha, que doa a vida pelo próximo. Este é o amor que Ele expressou por nós e chama nos para viver: “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos”. Vale a pena se perguntar: como tenho acolhido, vivido e expressado o amor? Tenho dificuldades de amar?
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Em um momento de silêncio, faça uma memória agradecida da presença do amor de Deus em sua vida. Ofereça os momentos em que foi expressão do amor de Deus na vida de alguém, na comunidade, agradeça. Peça o dom de amar como Jesus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Amar alguém é, a exemplo de Jesus, desejar e fazer o bem maior ao próximo, é desejar vida em abundância. Não é fácil, mas é possível. É exercício constante de acolher o amor de Deus e ofertar ao outro, buscar expressar em atitudes ensinadas por Jesus, um amor serviço, doação, alegre, desinteressado. Pense como pode mais amar e servir. Pequenos gestos de acolhida, partilha, respeito, ternura são bons caminhos.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Seguir Jesus é assumir o compromisso de viver o amor de maneira recíproca, em comunidade, assim se manifesta a presença do Ressuscitado no meio de nós. O que você pode fazer hoje, como expressão do amor característico do amor de Jesus? Ouvir, acolher, ajudar, acompanhar, cuidar… pense e exale o amor que é dom de Deus mesmo.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Biblico-Catequética do Regional Leste 2