
“Todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”
18 de maio de 2025
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
20 de maio de 2025
19 de maio, 2ª feira, 5ª semana da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o Evangelho de João 14,21-26
Leitura: O que o texto diz?
Jesus continua o diálogo com os discípulos sobre o mandamento maior: o amor. Observar os mandamentos é amar Jesus, tal atitude tem como consequência o amor do Pai. Ele afirma: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. Ele conclui dizendo que enviará o Espírito Santo que continuará ensinando e recordando as palavras e ações de Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus deseja e orienta para que cada discípulo viva a bonita experiência do amor, de abertura, entrega de si a serviço aos outros. Ele nos chama viver a relação dele com o Pai no Espírito. É nesta relação de acolhida e vivência do amor que compreenderemos o projeto de Deus, sua palavra e como observar os mandamentos. E não o faremos sozinhos, o Espírito conosco estará sempre a nos amparar, inspirar, conduzir.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Eleve o coração a Deus agradecendo a beleza do seu amor. Peça ao Espírito que continue a te iluminar e mover para viver continuamente na relação de amor, que é puro dom de Deus. Ofereça seu desejo de ser com os outros sempre a expressão de amor e comunhão.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Acolha e contemple por uns instantes a beleza imensa da promessa de Jesus: “… guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. Este é o maravilhoso dom: ter uma vida acompanhada e habita, ter consciência disso é fruto de viver na comunhão de amor com Jesus e o Pai, conduzidos pelo Espírito.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
O Espírito Santo guia-nos e ajuda a discernir o que fazer, qual é o caminho a seguir… Pense como está sua escuta ao Evangelho, à proposta de vida de Jesus. Que atitude pode assumir hoje, para com as pessoas que precisam de você? Tal atitude é expressão de um coração onde habita o amor de Deus, anunciado e vivido por Jesus. Coragem o Espírito contigo está.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Biblico-Catequética do Regional Leste 2