Senhor, eu quero ser um contigo…
1 de junho de 2022“Apascenta as minhas ovelhas…”
3 de junho de 202202/06/2022 – Jo 17,20-26
“Sejamos um, para que o mundo creia”
- Leitura. O que diz o texto?
Estamos dentro da grande oração de Jesus, inserida no capítulo dezessete do evangelho de João. É a hora da “Exaltação”, Glorificação. A hora, dita no início do evangelho (Jo 2,4) agora chegou. O pedido de Jesus ao Pai é bem íntimo, de alguém que confia plenamente. Ele deseja que seus seguidores e seguidoras sejam de tal modo unidos entre si, do mesmo modo que ele é unido ao Pai. Esse testemunho pode gerar credibilidade aos olhos do mundo.
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Jesus ora não só pelos discípulos daquele tempo, mas também por nós. Neste tempo atual também somos convidados a fazer o mesmo movimento de aproximação do Verbo encarnado, que está orando por nós. Principalmente nesses últimos tempos onde impera o ódio e a violência, a unidade entre o Pai e o Filho são sinais fundamentais para aqueles que se dizem pessoas de fé.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Faço a oração de Jesus a minha oração: “Sejamos um, para que o mundo creia”. Somos todos irmãos, filhos e filhas de um mesmo Pai.
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
O texto revela o desejo de Jesus, que estejamos onde ele estiver para que possamos contemplar a glória que o Pai lhe deu desde sempre. A glória maior é esta: “eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita”.
- O que o texto me sugere a viver?
Acompanhe na sua comunidade ou reze você mesmo, a Semana de Oração pela Unidade Cristã.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil