“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”
31 de maio de 2022“Sejamos um, para que o mundo creia”
2 de junho de 202201/06/2022 (7° Semana da Páscoa):
Jo 17,11b-19 – Senhor eu quero ser Um contigo.
1. Leitura: O que o texto diz?
Jesus está orando, conversando com o Pai. É uma prece de súplica. O Senhor elevou uma oração ao Pai oferecendo aqueles que o acompanharam. É uma atitude de reconhecimento daqueles que permaneceram n’Ele em toda sua vida e missão. A oração começa pelo pedido singular “guarda-os”, seguida pela consequência desta ação de Deus, a – unidade dos seus filhos, – desejo ardente do coração de Jesus, que todos sejam Um, como Ele e o Pai são um. A prece fica mais profunda na medida em que Jesus, não só pede para guardar, mas para consagrá-los na verdade. É o desejo mais sincero do seu coração, que os homens que experimentam a sua ressurreição, possam ser consagrados ao Pai.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Observe como as palavras são ditas por Jesus, o tratamento respeitoso que há em cada prece e afirmação. Não é um diálogo formal, mas um diálogo que transborda numa intimidade profunda entre Pai e filho. Como tenho rezado? A forma como falo com o Senhor reflete como se dá minha experiência de intimidade com Ele. Quais aspectos você tem percebido em sua vida que te afastam do Senhor? Somos consagrados a Ele no nosso batismo. Como você tem experimentado na sua vida a união íntima com o Senhor? Pela oração pessoal e comunitária, pela vida fraterna, pelos sacramentos, pela caridade, por estas vias, tens andado?
3. Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor eu quero ser Um contigo. Unindo suas palavras às de Jesus, você vai elevar sua mente e o seu coração, pedindo ao Senhor perdão por todo afastamento, toda frieza que tem sentido. E vai dizendo para ele quais as situações mais angustiantes que tens passado. Unindo sua voz a voz de Jesus, transborde a consagração do seu batismo nesta oração.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim?
Vai brotando no seu coração um sentimento de gratidão, percebendo que és consagrado ao Senhor. Consagrado na verdade, que é a palavra de Deus. E sua vida vai assumindo novas cores, você percebe que Jesus cumprindo sua promessa, permanece com você.
5. Ação: O que o texto me faz agir?
Além da leitura orante, você vai abrir sua bíblia e com uma devoção sincera ler a palavra de Deus. Rezar pela conversão dos pecadores, e se propor concretizar sua consagração na união com Pai e com os irmãos.
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE