José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado
19 de março de 2024Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia
21 de março de 202420 de março, 4ª feira, 5ª semana da quaresma
Procure respirar profundamente várias vezes, aquiete seu coração. Faça silêncio.
Peça ao Espírito Santo que te ilumine para que possa compreender a Palavra que hoje Deus te dirige.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Jo 8,31-42
Jesus dialoga com alguns judeus que tinham acreditado em seus sinais. O Senhor afirma que eles continuavam presos, escravos das antigas prescrições, fechados para a novidade do Reino que chegou. Dizem ser filhos de Deus, mas são incoerentes em suas ações, motivados principalmente pela intenção de eliminar Jesus.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Assim como os judeus, que diziam ser filhos de Deus e filhos de Abraão, nós também corremos o risco de afirmar que somos cristãos somente porque participamos das celebrações de preceito ou porque conhecemos o Catecismo. Tudo isso é bom, mas não é a marca fundamental da pessoa cristã. O distintivo, do cristão é a Caridade: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 35).
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz. Converse com Deus sobre tua disposição em mudar sempre que necessário para cuidar da verdade que há em ti. Compreenda que a verdade de Deus é seu amor oferecido, derramado. Serás sempre mais livre na medida em que mais amares. Deseja ser amor verdadeiro e verdadeiras serão todas as tuas relações.
Senhor, ajuda-me na prática do amor, para que eu seja verdadeiramente filha e filho da luz.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
No silêncio do seu coração, deixe-se invadir pelo sentimento de compaixão, o mesmo que Jesus possuía. Perceber que suas ações de solidariedade e fraternidade são as verdadeiras portas que tiram da escravidão, conduzindo em direção à luz da verdade que liberta.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
Faça oração mental ao longo do dia ou quando puder, utilizando a palavra: “A verdade vos tornará Iivres”.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.