Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres
20 de março de 2024Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos
22 de março de 202421 de março, 5ª feira, 5ª Semana da quaresma
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que conduza teus caminhos pela oração de hoje.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Jo 8,51-59
O diálogo com as autoridades judaicas transformou-se em confronto. Eles insistem em dizer que são filhos de Abraão, sem conseguir enxergar que o Filho de Deus está no meio deles. Com a visão prejudicada pelas barreiras da antiga lei, são incapazes de perceber a novidade do Reino.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Jesus anuncia a palavra do Pai. E não a palavra de Abraão. É Deus que o leva a falar. Jesus tenta comunicar no diálogo de hoje a intimidade que possui com o Pai, mas para os seus interlocutores isso é um escândalo. Afirmar que “…antes que Abraão existisse, eu sou” é para eles uma blasfêmia; por isso quiseram matá-lo ali mesmo dentro do Templo.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Pela fé, Abraão escutou a Deus confiando em seu projeto de amor. E assim partiu em viagem conforme a Palavra de Deus. Cristo Jesus é a própria Palavra de Deus feito carne, entre nós. Dai-nos, Senhor, o dom do discernimento para escutar a sua voz em meio a tantas vozes e aumenta nossa fé para nos colocarmos a caminho, como Abraão.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
“Nossos olhos ganharão nova luz…com a tua presença, Jesus”. Que a presença de Jesus em sua vida possa gerar sentimentos de agradecimento e paz; não de revolta, como gerou no coração das autoridades judaicas, incapazes de se abrirem para a novidade do Reino que chegou.
O que o texto me sugere a viver?
Já se aproxima a nossa alegria da renovação do batismo na noite da Páscoa. Vamos viver intensamente esses dias, para que ao final nos sintamos novas mulheres, novos homens, novos modos de encarar e enfrentar os desafios.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.