
“…estou aí, no meio deles.”
10 de setembro de 2023
“…escolheu doze entre eles…”
12 de setembro de 2023
OpenBible with bright sunset in the background. Close-up. Horizontal shot.
11 de setembro, 2ª Feira, 23ª Semana do Tempo Comum.
Em um lugar silencioso, respire, aquiete seu coração e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho Lc 6,6-11.
Leitura: o que o texto diz?
Fazer o bem em qualquer dia e a qualquer hora é o ensinamento primordial de Jesus. A cura do homem da mão seca em dia de sábado, na sinagoga, provocou o escândalo dos que viam o sábado apenas como um dia de resguardo total. Mesmo que alguém estivesse morrendo, não se podia fazer nada neste dia, pois era o dia sagrado. Nesse sentido, a vida se tornava menos sagrada que o sábado, menos importante do que a lei. E foi exatamente essa concepção de prática religiosa que Jesus questionou e buscou combater. Com a cura no dia de sábado ele mostrou que, para fazer o bem, não existe dia marcado. Todos os dias são dias para fazer o bem, para ajudar o próximo, para práticas que favorecem a vida.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus entrou na sinagoga para ensinar. Os fariseus continuam procurando um motivo para acusá-lo de transgressor da Lei e, assim, poderem eliminá-lo. Havia ali um homem com a mão atrofiada. Jesus chama o homem para o meio; primeiro passo para reintegrar a pessoa à vida e à convivência comunitária! Jesus declara preferir o bem e a vida à simples observância do preceito sabático, segundo a ótica farisaica. Que a nossa prática religiosa não se prenda às normas e leis quando a vida precisar da nossa ação. Façamos da nossa vida uma constante doação, a fim de que os mandamentos de Deus sejam vividos, pois a prática dos mandamentos, a prática da lei de Deus consiste em amar o próximo como a nós mesmos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê sabedoria para discernir o que importa: a Lei e normas que não favorecem à vida ou a vida que deve ser amada, acolhida, promovida, defendida.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
“Jesus disse-lhes: Eu vos pergunto: o que é permitido em dia de sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixá-la perecer?” É preciso fazer o bem, amando-nos uns aos outros, defendendo e trabalhando sempre em prol da vida, dom precioso de Deus.
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
É preciso amar, preservar, promover, cuidar da vida em todas as suas instâncias, sobretudo a vida humana.
Equipe Lectionautas