
O Filho do Homem é senhor também do sábado…
9 de setembro de 2023
Salvar uma vida ou deixar que se perca?
11 de setembro de 2023
10 de setembro, 23º Domingo do Tempo Comum.
Em um lugar silencioso, respire, aquiete seu coração e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho Mt 18,15-20.
Leitura: o que o texto diz?
Jesus torna a ensinar aos seus discípulos. Desta vez seu ensinamento é acerca da correção fraterna. Para o bem da comunidade, da Igreja e do irmão é necessário corrigir e ser corrigido, contudo, é preciso estar movido pela caridade, pela prudência e com respeito para que a correção seja eficaz. Nesse diálogo, Jesus aponta ainda a importância da presença fraterna ao longo da caminhada e quão forte e presente se faz a Igreja quando os seus membros estão reunidos pois “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.
Meditação: o que o texto me diz?
“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles “, diz Jesus. Para que possamos bem viver a vida comunitária é necessário entender os ensinamentos de Jesus de coração aberto e disposto. Ao corrigir e ser corrigido precisamos agir com caridade e lembrar do zelo pelo Reino que deve ser uma de nossas maiores riquezas. Como gesto concreto veja quais atitudes e propósitos você pode estabelecer em sua vida afim de melhor acolher a correção fraterna e ter sabedoria ao corrigir os irmãos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Silencie. Fale com Deus sobre as coisas que mais tocaram seu coração nesse evangelho de hoje, as palavras que foram mais fortes e onde a Palavra tocou na sua realidade de vida.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
A contemplação é uma experiencia no silencio, na quietude. Deus nos faz experienciar em nossos sentimentos, emoções, pensamento, consciência, memória e lembranças, no fundo de nosso ser a sua presença, nos possibilitando um encontro com Ele em nós.
Silencie por uns momentos. Deixe Deus falar em você
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Para que haja uma comunidade forte, uma Igreja verdadeiramente viva, é preciso agir com amor e fraternidade. É por ter zelo a todos esses aspectos que Jesus reúne seus discípulos para ensinar. É preciso deixar que a mensagem alcance seu coração de forma profunda. Abra-se a essa experiência com a Palavra.
Equipe Lectionautas