“Ide! Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”
30 de setembro de 2021“…Se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino do Céu”
2 de outubro de 2021SEXTA – FEIRA – 01/10/2021
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Lc 10,13-16
“Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” Lc 10,16
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, sinta o ambiente, observe ao seu redor. Veja quem está atento aos ensinamentos de Jesus. Quem o está escutando ou rejeitando?
Refrão meditativo: Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça, Deus nos conduz.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Jesus continua com seus ensinamentos e chama a atenção para aqueles que não lhe dá atenção. Ele diz: Ai de ti Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Afirma ainda: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença uma sentença menos dura do que vós. Jesus chama também a atenção de Cafarnaum. Diz: quem vos escuta a mim escuta; e que vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. O que esse evangelho nos leva a refletir? Jesus sentia que nem todas as cidades e vilas acolhiam seu convite de conversão para uma vida nova. Por meio de sua Palavra, nos chama atenção porque percebe que não estamos vivendo os seus mandamentos. Jesus chamar a atenção de Corazim e Betsaida, porque percebe que eles ignoravam os feitos de Deus e continuavam a agir de modo inadequado. Eles não conseguiam enxergar que os sinais de Deus eram um chamado à conversão. E nós; estamos atentos aos sinais de Deus para o nosso processo de conversão? Estamos nos esforçando para colocar em prática os ensinamentos de Deus?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus? Pedir paz, amor, solidariedade? Que o Senhor nos envie sua força e nos ajude a enfrentar os problemas que vão surgindo: violências, injustiças. Que podes pedir? Que se possa dar mais atenção aos ensinamentos de Jesus. Trabalhar para uma verdadeira conversão. Peça ao Senhor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silêncio. No silêncio podemos sentir a graça de Deus em nós. Jesus nos ensina a olhar o mundo e ficar bem atentos, porque a violência está no mundo desde sempre. Percebe como ele mesmo sofreu tantas violências. Com Jesus aprendemos a superar esses momentos. Apreendemos seus ensinamentos lembrando de que os perseguidos e sofredores já vivem o Reino de Deus aqui e agora.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que compromisso pode ser assumido? Como combater a violência e a exploração? Como acolher os sinais de Deus que nos chamam à conversão? Refletir sobre quais atitudes toma diante dos fatos da vida que ferem e matam nossas esperanças.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequético do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.