Quem me rejeita, rejeita aquele que me envivou…
1 de outubro de 2021“…o que Deus uniu, o homem não separe”
3 de outubro de 2021SÁBADO – 02/10/2021
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 18,1-5.10
“Se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino do Céu” (Mt 18,3)
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, e sinta com o coração: Se queres ser o maior, no Reino do Céu, converta!
Refrão meditativo: A Palavra está perto de ti, em tua boa, em teu coração (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolhe uma das frases que mais chamou atenção.
O texto do evangelho de hoje Jesus nos dá instrução do que devemos fazer para ser o maior no Reino do Céu. Faz-se necessário a conversão. Jesus coloca uma criança no meio dos discípulos e diz: quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase chama a atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. Medite. Acredita ser um bom discípulo de Jesus? Esforça-se para estar no mesmo nível do mestre. Ao falar do Reno de Deus, ou Reino dos céus, para os discípulos era como o reinado de Davi, e por isso ambicionavam ter uma boa colocação nesse Reino. Mas Jesus tenta mostrar que é diferente. Ele indica como proceder para entrar na terra prometida e no Reino dos Céus, isto é, para ter uma vida em Deus. O Reino de Deus é para aqueles que se fazem pequenos, que se preocupam com os mais fracos, os mais necessitados. Jesus faz referência à criança, porque elas não eram bem acolhidas. Por isso Jesus disse que quem acolhe a uma criança, é a ele que está acolhendo. E hoje? Como estamos acolhendo as crianças? Reflita.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus nesse momento de intimidade? Ou agradecer diante da realidade que vive. Peça para as crianças que hoje ainda não são bem acolhidas, sofrem violências. Peçam as bençãos de Deus para elas e proteção.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silencie todo o seu ser e deixe se conduzir para dentro da narrativa. Desperte seus sentidos. Que cenas acontecem? Discípulos que queriam saber quem é o maior no Reino dos céus. E Jesus os aconselham a prestar atenção é nos menores, nas criancinhas. Como você se sente diante das crianças. Como você convive com elas? Sente-se bem brincando com elas? Reconhece nelas o seu valor, assim como Jesus as valorizou diante dos seus discípulos? Acolhe-as com amor e verás o quanto és grande.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto-me interpelada a quê? Acreditas na gratuidade e sabedoria das crianças? O que podes assumir, de forma generosa, se comprometendo com as crianças? Como podes se comprometer?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.