“…Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé”
20 de fevereiro de 2023Quarta-feira de Cinzas…
22 de fevereiro de 202321 de fevereiro de 2023
Terça-feira da 7ª Semana do Tempo Comum
Mc 9,30-37
“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo…” (Mc 9,37)
Nesta terça-feira da 7ª Semana do Tempo Comum, iniciemos nossa Leitura Orante respirando conscientemente, agradecendo a Deus por mais um dia, acolhendo a Ruah Divina e entregando-lhe tudo o que temos e somos, nossos projetos e desejos.
Nossa Leitura Orante, nosso encontro com a Palavra, se dará a partir do texto de Mc 9,30-37.
1. Leitura – O que o texto diz?
A Leitura Orante nos conduz à amizade com Jesus. E a leitura é o primeiro passo. A partir da leitura dos evangelhos, conhecemos Jesus, seus projetos, seus valores e, ao mesmo tempo, descobrimos em que sentido estamos afinados com o caminho de vida proposto por Jesus e em que pontos precisamos dar novos sentidos à rota de nossas vidas.
Continuamos a leitura do capítulo 9 do Evangelho Segundo Marcos. Desta vez, nos debruçamos sobre os versículos 30 a 37, nos quais encontramos Jesus ensinando a seus discípulos. No v. 30, é possível constatar que aquele era um momento de intimidade, embora os versículos seguintes sejam marcados pela presença de medos, reservas, silêncios e expectativas frustradas.
Sobre a vida e sobre os ensinamentos de Jesus, o que não compreendemos? Temos sido capazes de elaborar e de fazer perguntas? Temos pensado qual o nosso lugar em toda essa história? Somos capazes de compreender o gesto de Jesus ao tomar uma criança, colocá-la no meio deles, abraçá-la…?
2. Meditação – O que o texto me diz?
A meditação é um momento de discernimento a partir dos elementos oferecidos pela explosão de curiosidade e criatividade experimentadas no passo anterior.
Cabe aqui a pergunta: o que o texto de Mc 9,30-37 me diz? E ainda:
- Que perguntas tenho a fazer a Jesus?
- Como tenho expressado/exercitado o discipulado? O que tenho discutido pelo caminho com os irmãos e irmãs de fé?
- O que aprendo com o gesto de Jesus e com seu ensinamento sobre o acolhimento?
3. Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
No evangelho de hoje, os discípulos pareciam estar acuados, tinham medo de fazer perguntas a Jesus, esquivavam-se de falar sobre o que conversavam pelo caminho… A Leitura Orante é um encontro de amigos, podemos falar sincera e livremente.
A partir do que refletimos e meditamos, qual será a nossa oração? Será uma expressão de gratidão ou louvor? Uma súplica de perdão, uma confissão sincera, um pedido de ajuda ou uma prece de entrega confiante?
4. Contemplação – O que o texto faz em mim?
A contemplação é um momento de comunhão com Deus, é tempo de saborear sua presença e acolher seu amor que se revela como abrigo e amparo.
4. Ação – O que o texto – e este encontro – me solicita a agir?
O ponto de chegada do evangelho de hoje é um ensinamento sobre a acolhida dos pequenos. De que modo esse texto nos ajuda a rever nossa maneira de nos relacionarmos com nossos irmãos e irmãs?
Concluamos nossa Leitura Orante agradecendo a Jesus por este momento de encontro, reflexão e aprendizado.
*Maria Nivaneide de Abreu Lima é leiga católica. Mestra em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e assessora do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).