Sacudi a poeira dos vossos pés (Lc 9,1-6)
24 de setembro de 2014Quem dizeis que sou? (Lc 9,18-22)
26 de setembro de 2014O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
Herodes procurava ver Jesus.
Eu fiquei curioso a respeito desta vontade de Herodes. Ele era um homem poderoso, poderia mandar buscar e Jesus seria levado até ele. Se não o queria mandar chamar, poderia também se deslocar até onde Jesus se encontrava. Contudo, não consta que Herodes tenha feito alguma dessas coisas. Por quais razões?
O evangelho segundo Lucas, capítulo 23, versículo 8, do qual foi extraído o texto de hoje, diz: “vendo a Jesus, Herodes ficou muito contente; havia muito tempo que queria vê-lo, pelo que ouvia dizer dele; e esperava ver algum milagre feito por ele”, e continua no versículo seguinte: “interrogou-o com muitas perguntas; ele, porém, nada lhe respondeu”.
A resposta à minha curiosidade parece ser que para ver Jesus é necessário alguma coisa mais profunda que apenas a vontade de ver um show de milagres. Para quem procura encontrar Jesus fazendo shows, haverá apenas o silêncio. Nada será dito. Jesus não responde a perguntas que ficam na superficialidade.
Por outro lado, ninguém havia dito a verdade a Herodes, pois alguns diziam que Jesus era João Batista ressuscitado, outros diziam que Elias havia aparecido e outros ainda diziam que um dos antigos profetas tinha ressuscitado, ou seja, Jesus, a Boa Nova, não foi anunciado corretamente a Herodes.
Hoje, a minha oração me diz duas coisas. Primeiro, que eu não procure Jesus em fatos extraordinários, em milagres mirabolantes, em acontecimentos espetaculares. Dê preferência por vê-lo no ordinário da minha vida, nas relações com as pessoas que estão a minha volta, no esforço de cada um para fazer um mundo melhor, mais fraterno e mais humano. Depois, que eu anuncie Jesus da forma mais clara possível, para não confundir as pessoas apresentando dele falsas imagens.
Peço à Maria, mãe querida, que nos acompanhe neste caminho e nos oriente a conhecer seu Filho verdadeiramente, para podermos anunciá-lo com fidelidade. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG