A família de Jesus (Lc 8,19-21)
23 de setembro de 2014Procurava ver Jesus (Lc 9,7-9)
25 de setembro de 2014Jesus convocou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Na minha oração, minha atenção se volta para “sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”.
O que o Senhor quer me dizer?
Entendo que Ele me diz para não deixar que o pó da indiferença, da falta de boa vontade com a Palavra anunciada, seja um peso a mais para eu carregar.
Nós, como batizados, devemos anunciar o evangelho de todas as formas que pudermos, assim como diz São Paulo na segunda carta a Timóteo: “no tempo oportuno e no inoportuno, refuta, ameaça, exorta com toda a paciência e doutrina”, porém uma vez encerradas todas as possibilidades de anunciar a Palavra, não nos resta outra coisa senão continuar anunciando a outros que estejam dispostos a aceitá-la.
O peso das caras feias, retorcidas, descrentes e hipócritas, que encontramos na missão de evangelizar, não deve ser levado conosco. A rejeição ao anúncio do evangelho não deve aumentar o peso de nossa própria cruz. Por isso, sacudindo o pó das sandálias, deixemos para trás os insucessos, e sigamos em frente, que a vida continua.
Contudo, devemos tomar o cuidado para anunciar somente a Palavra, pura e límpida.
Penso que isso seja para nós, hoje, o sentido de não levarmos nada conosco, nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas.
Somente Jesus deve ser anunciado. Ele é a Palavra a ser conhecida. Ele é o Senhor. Ele é a boa nova.
Isto é o que o Senhor me diz hoje: se você levar alguma coisa além da minha palavra, como saberá se rejeitaram a minha palavra ou sua falsa doutrina?
Que o Espírito Santo nos anime e nos encoraje a acolher com alegria a missão de levar o Evangelho a todas as pessoas e nos ajude a manter íntegro o conteúdo de seu anúncio. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG