Ninguém poderá tirar essa alegria de vocês (Jo 16,20-23a)
11 de maio de 2018“Deus vai subindo para o seu trono. Enquanto ele sobe, há gritos de alegria e sons de trombeta”
13 de maio de 2018Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.
— Eu digo essas coisas a vocês por meio de comparações. Mas chegará o tempo em que não falarei mais por meio de comparações, pois falarei claramente a vocês a respeito do Pai. Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus. Eu vim do Pai e entrei no mundo. E agora deixo o mundo e vou para o Pai.
Oração:
Querida Trindade, obrigado por chamar-me a viver esse momento de oração. Que nosso diálogo, à luz da vossa palavra, seja guiado pelo vosso Espirito e possa render os frutos segundo vosso coração.
Jesus nos apresenta Deus como Abbá, paizinho, e nos convida a ter com Ele uma relação repleta de amor filial, confiante e esperançoso. Embasado nisso tudo, cheios da sabedoria do Espírito podemos conversar com Ele e pedir o que nosso coração acredita que seja bom, e contribua para nosso crescimento enquanto seres humanos, seus filhos, buscando viver a alegria completa que à que Jesus se refere.
Jesus nos deu a conhecer ao Pai, amor e misericórdia. Como ninguém Ele viveu essa relação filial com Deus, e se tornou o maior exemplo de como vive-la. Vivendo assim, teremos a confiança e abertura para abrir a Ele nosso coração, falar-lhe dos nossos mais profundos desejos e sentimentos. Pois encontraremos nele mais que um amigo, um confidente, saberemos que Ele é Pai e Mãe. Como está minha relação com Deus? Tenho desfrutado do seu amor inigualável de Pai e Mãe (Que não falha, não abandona, que acolhe, aceita, perdoa e aconselha)? Eu acredito que essa boa relação é fundamental para termos a confiança para pedir o que faz nossa alegria ser completa.
Mas para que pedir algo a Deus, Ele não me conhece profundamente? Ele não sabe todos os meus desejos e sonhos? Particularmente eu acredito que Ele quer escutar de nós, como sentimos, como vemos, como vivemos todas essas coisas. Além do que o Pai é o Deus que ama o diálogo, desde sempre Ele mantem contato com o seu povo, de diversas maneiras…
Doce Espirito Santo dá-nos sabedoria, humildade e coragem para pedir a Deus aquilo que realmente contribui para a nossa evolução e salvação. Que nós saibamos olhar para além de nós mesmos e nossos desejos e saibamos buscar o bem comum para crescermos enquanto pessoa e também como comunidade.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.