Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?
12 de agosto de 2021Deixai as crianças porque delas é o Reino de Deus
14 de agosto de 2021Lectio divina do dia 13 de agosto de 2021, sexta-feira da 19ª semana do Tempo Comum.
Mt 19, 3-12.
Toda oração precisa de um momento de preparação, relaxando e acalmando nosso ser. Por instantes faça uma respiração funda. Inspire fundo, e a cada inspiração diga o nome de Jesus. Estando em maior relaxamento, invoque a Trindade santa.
Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.
Invoque o Espírito Santo, através de uma oração ou um canto.
Primeiro passo: leitura. O que o texto diz?
O texto de hoje é continuação do texto lido ontem. Jesus já está na Judéia, e começam controvérsias com fariseus.
Leia o Evangelho Segundo Mateus capítulo 19, versículos de 3 a 13, em voz alta, devagar. Preste atenção nos personagens, suas falas, nas palavras e ações de Jesus, ensinamentos, e nos comentários do evangelista narrador.
Agora faça uma leitura silenciosa de Mt 19, 3-13, bem devagar. Preste atenção nos detalhes, palavras.
Segundo passo: meditação. O que o texto diz pra mim?
Nesse passo é preciso responder à pergunta: o que o texto diz pra mim? Há muitas formas de responde-la. Pode ser através da identificação de palavras, versículos, ou algo que mais lhe tenha falado ao coração. Pode ser de outras formas, e uma delas é fazendo perguntas ao texto, tentando responder a essas perguntas. A seguir temos algumas perguntas que podem ajudar.
Quais são os personagens desse texto? Quem se aproximou de Jesus para fazer pergunta? Qual o comentário do evangelista narrador sobre o motivo deles se aproximarem de Jesus e lhe perguntar? O que isto lhe diz?
Que pergunta os fariseus fizeram a Jesus? Jesus responde falando da criação. O que Jesus lhes responde? Por que será que Jesus recorre à criação humana? O que isso lhe diz?
Jesus fala de um trecho do livro de Gênese sobre a união entre o homem e a mulher. O que ele disse? O que isso lhe diz?
Por que Jesus diz que o que Deus uniu o homem não separe? O que isso lhe diz?
Os fariseus, então, citam a lei de Moisés que permite a separação. O que Jesus lhes respondeu? Qual a razão que Jesus disse que foi a razão de Moisés permitir a separação? O que isso lhe diz?
Jesus permite a separação em alguns casos. Quais? O que isso lhe diz?
Os discípulos reagem à fala de Jesus. Pra você eles estão de acordo com o que Jesus falou? O que isso lhe diz?
Jesus termina com uma fala sobre homens que não se casam. Quais são os tipos que Jesus fala que não nasceram para o casamento? O que isso lhe diz?
Assim, no tempo de Jesus e a partir do que leu e meditou, a separação de casais era algo simples para Jesus? O que o texto lhe diz sobre este fato em nosso tempo?
Terceiro passo: contemplação. O que o texto me faz sentir?
Contemplação se faz no silencio para que Deus fale. Ele pode inspirar coisas em nossa consciência, em nossos sentimentos, lembranças, em nossa vontade, etc.
Faça um tempo de silencio. Deixe o Espírito Santo falar-lhe ao coração, sem pressa.
Quarto passo: oração. O que que respondo a Deus?
A oração é o momento em que respondemos ao que lemos, meditamos e contemplamos. É o tempo para dizer a Deus o que lhe vai ao coração. Fale ao Senhor como se fosse a um amigo, com intimidade, sinceridade, transparência. É momento de total abertura na sua oração com o Senhor.
Quinto passo: ação. O que o texto me solicita a agir, me comprometer?
A Palavra de Deus tem o poder de transformar realidades, pessoas, sentimentos. Por isso ela é capaz de transformar a nossa vida, o nosso modo de agir. Ela não é algo abstrato, mas é palavra de vida eterna. E nos solicita a agir em coerência com essa palavra de vida eterna.
O que o texto lido, meditado, contemplado e orado lhe solicita como ação? O que lhe pede em compromisso de vida de fé, familiar, trabalho, na comunidade de fé, na sociedade?
Terminemos agradecendo à Trindade: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Marco Antonio Tourinho – teólogo leigo – INJ