O que Deus uniu, o homem não separe
13 de agosto de 2021“A minha alma engrandece o Senhor…”
15 de agosto de 2021Lectio do dia 14 de agosto de 2021, sábado da 19ª semana do Tempo Comum.
Mt 19,13-15.
Inicie com um momento de relaxamento. Respire fundo várias vezes. A cada inspiração invoque o nome de Jesus. Perceba as batidas do coração. É vida que se faz presente em seu corpo.
Invoque a Trindade Santa: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Agora peça a presença do Espírito Santo de Deus, que é portador de luz, conhecimento, força, entendimento. Através de uma oração ou canto ao Espírito Santo.
Primeiro passo: leitura. O que o texto diz?
O texto do Evangelho Segundo Mateus de hoje é continuação do anterior, que falava de matrimônio, separação e celibato. No de hoje Jesus se volta às crianças.
Leia em voz alta, e devagar o trecho de Mt 19,13-15.
Faça uma segunda leitura, silenciosa, vagarosamente. Tente observar detalhes, palavras.
Segundo passo: meditação. O que o texto diz pra mim?
É momento de responder à questão: o que o texto diz pra mim? Para isso há muitos caminhos. Um deles pode ser através do que me chamou a atenção, através de um versículo, uma palavra. Outra pode ser através de questionamento do texto. Você pode elaborar as suas questões ao texto.
O trecho inicia afirmando que “levaram as crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração”. Não afirma as pessoas que levaram essas crianças a Jesus. Qual o sentimento que tinham essas pessoas para com Jesus, que as levou a levarem as crianças até ele, para que impusesse as mãos sobre elas, e orasse? O que isso lhe diz?
Qual a reação dos discípulos ao fato de levarem as crianças até Jesus? O que isso lhe diz?
Jesus responde a ação dos discípulos de que modo? O que isso lhe diz?
Jesus afirma que o Reino dos Céus pertence a quem se assemelha às crianças? Por que? O que isso lhe diz?
Terceiro Passo: contemplação. O que o texto me faz sentir, experimentar?
É o momento de silenciar e deixar Deus falar no silencio. Ele age no silencio. Nos fala nele.
Deus nos fala em nossos sentimentos, na consciência, na memória, no pensamento. Entregue-se ao silencio do corpo, do espirito.
Quarto passo: oração. O que respondo a Deus?
É o momento de responder a Deus que nos falou através de seu Evangelho, da meditação, contemplação. Diga a ele o que vai em seu coração como a um amigo. É momento de agradecer, louvar, colocar seus sentimentos, desejos, projetos, indignação, dúvidas, enfim do que está sentindo nesse momento em seu coração.
Quinto passo: ação. O que o texto lhe solicita a agir?
A Palavra de Deus não é uma filosofia abstrata. É Palavra de vida. Que tem vida eterna. Ela nos solicita a vive-la. A transforma-la em vida, em algo concreto. Nos solicita a nos comprometer, a agir.
O texto lhe solicita a se comprometer? Lhe solicita a agir? Com o que? Como?
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Marco Antonio Tourinho – teólogo leigo – INJ