“Quem é Jesus para nós?”
17 de fevereiro de 2022“A nossa transfiguração está em Cristo”
19 de fevereiro de 2022LECTIO DIVINA – 18/02/2021 (Mc 8,34-9,1)
“O peso da sua cruz quem decide é você”
Leitura: O que o texto diz
No evangelho de hoje, Jesus vem falar, direcionar e esclarecer o modo de vida de seus discípulos, e com eles, nos identificamos atualmente. São reveladas 03(três) situações: a primeira é a renúncia de nossas vontades e julgamentos; a segunda, que não devemos buscar posses e sim, nos doarmos; e em terceiro, testemunhar vivamente nossa fé, ainda que com tribulações e perseguições. Nossa fé precisa ser sólida. Todas essas revelações nos levam à ressurreição do Cristo, uma promessa de darmos início aqui na terra ao seguimento ao Reino de Deus, e, portanto, sendo partes desse Reino.
A princípio, a expressão de Jesus é bem exigente, mas sabemos que o seguimento é realmente sofredor, porém, repleto da paz de Deus. Ele nos pede para segui-lo, e não caminharmos sozinhos, perdidos, uma vez que, sua vontade é a salvação de todos. Libertarmo-nos de nós mesmos, é ganhar a vida, enxergar as situações de outra forma, assumindo nossas responsabilidades sem fugirmos delas. Devemos assumir e enfrentar nossas dificuldades com sabedoria. Assim fala também Mateus (Mt 10,38) “quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.
Renunciar a nós também é estar disponível ao outro, é chegar ao necessitado, não somente com matérias, mas com palavras que edificam, atitudes de solidariedades ou até mesmo, uma simples companhia na hora necessária.
Meditação: O que o texto me diz
Inspire-se na palavra de hoje e faça uma conexão com sua vivência. Permita-se ser um discípulo de Cristo carregando sua cruz. Tem tido consciência de sua cruz? Será que ela pode ser mais leve? O que se faz necessário para isso? Jesus te chama a ser seu verdadeiro discípulo em busca da paz eterna.
Oração: O que o texto me faz dizer
Em aprofundamento com Deus, nos revestimos de luz, coração e ouvidos abertos, propícios a aceitarmos suas orientações. A cruz é mal interpretada por muitos, talvez até por você. Porém, é nela que o Cristo está, é através dela que se ganha a vida. Caminhar para a cruz é buscar a liberdade do amor à Deus e ao próximo.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Me colocando na posição de discípulo, a cruz é necessária, e não um terror na vida de cada um. Reveja em sua memória se você tem tomado sua cruz cotidianamente, de forma aceitável, ao contrário de reclamar. Agradeça por todas as limitações, fraquezas e fortalezas, absorvendo-as como graças do Senhor, trabalhando em sua missão de vida. Entenda que, a Cruz é a promessa incontestável de Deus para nossas vidas. É através dela que ganha a vida e nada se perde.
Ação: O que o texto me faz agir
Entendendo melhor sobre a condição de ser discípulo, não carregando mais nenhuma dúvida sobre como absorver e caminhar com as tribulações, não devemos correr da cruz, e sim, para a cruz. Que possa ser instrumento de ajuda para as pessoas que sentem suas cruzes tão pesadas e que não conseguem carregá-las, orientando no seu verdadeiro sentido, e consequentemente, educando-as a sentir a leveza de seguir a Cristo quando se fala em paz de espírito.