“O peso da sua cruz quem decide é você”
18 de fevereiro de 2022“E se fazes o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis?”
20 de fevereiro de 2022LECTIO DIVINA – 19/02/2022 (Mc 9, 2-13)
“A nossa transfiguração está em Cristo”
Leitura: O que o texto diz
Falar na Transfiguração de Jesus é refletir sobre nossa transfiguração. Processo de exortação e ao mesmo tempo de alento, após uma dura passagem. O encontro do divino com humano, a revelação do cumprimento da lei em Jesus, servindo de intermédio entre Deus e o homem.
Algo importante que devemos pensar é sobre as nossas transformações, as nossas vivências no mundo de hoje com suas realizações. O Reino de Deus não é pós morte apenas, inicia aqui, nos tropeços de nossa humanidade, e nos acertos também. Não devemos ter falsas expectativas, mas sim, ser parte do Reino de Deus nessa realidade, e após a morte, sermos ciente de uma nova etapa. Muitos tem sua vida transformada por experimentar Jesus. A princípio parecia privilégio, porém, os 03(três) discípulos escolhidos para o alto da montanha, muito necessitavam da catequese de Jesus, por se tratarem de pessoas com interpretações distorcidas sobre seus ensinamentos. E assim, somos nós muitas vezes, escolhidos para difíceis missões com a finalidade do aprendizado, e Jesus aguarda senão, a lição absorvida. O surgimento de Moisés e Elias (Lei e Profetas) perpassa a idéia do vínculo com os ensinamentos de Jesus, como também, de que encerra-se ali tudo, passando a vigorar Jesus em seu cumprimento, a lei do amor.
Meditação: O que o texto me diz
Adentrando mais no seu íntimo, permita-se abertura para refletir sobre sua vida dentro do contexto da palavra de hoje, o que te chama atenção, o que mais te toca? Quais situações reconhece que precisam ser revistas? Você já experimentou Jesus e enxerga sua transformação? Suas expectativas são de que o Reino é após a morte? O que se faz necessário para transformar em primeiro lugar, o seu coração? Jesus está contigo para te ajudar nesse discernimento.
Oração: O que o texto me faz dizer
Conversando profundamente com Deus, e após ter olhado seu interior, deve ter percebido situações que devem ser transformadas, inclusive suas expectativas quanto ao Reino de Deus. A graça de Deus alcança a todos, portanto, peça-o para que o ensine através das lições da vida, e que, se Ele tem buscado realizar uma metamorfose em sua vida, porém, você não tem dado abertura, a graça vai chegar e o Espírito te conduzir, e consequentemente, decidir pela real mudança de pensamento, coração e atitudes.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Feche os olhos e sinta Deus ao seu lado. Ele deseja te falar e te fazer senti-lo. Sinta a luz de Cristo te iluminar, receba-o em cumprimento à nova lei do amor. Experimente-o e sinta a doce paz que te faz deixar mais próximo de Deus Pai.
Ação: O que o texto me faz agir
E com o coração aberto à Jesus em cumprimento à lei do amor, os ensinamentos se tornam muito mais acessíveis e bem interpretados. Que como discípulo do Senhor, leve luz e paz àqueles que ainda se encontram de coração fechado e perspectivas desvirtuadas sobre a missão de ser discípulo do Reino.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.