“Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de davi”
18 de dezembro de 2022“Eis que conceberás e darás à luz um filho”
20 de dezembro de 2022Segunda-feira, 19 de dezembro de 2022 – 4ª Semana do Advento
Lc 1, 5-25 – “O nascimento de João Batista é anunciado pelo anjo Gabriel”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Zacarias, sacerdote, e Isabel, sua esposa, viviam um momento ímpar em suas vidas: o serviço no Templo. Com certeza, o sacerdote esperara e se preparara durante toda a vida para aquele momento. Ao servir o Senhor, com zelo e presteza, Zacarias é visitado pelo Anjo Gabriel que lhe revela que Deus ouvira as preces do casal e que serão pais de um menino importante, cuja missão é anunciar a salvação de Deus para todo Israel. O nome da criança que nascerá é João – Deus é misericórdia. Coisas maravilhosas que aconteceram no mundo inteiro foram anunciadas por João, que apontou Jesus, o verdadeiro Cordeiro que tirou o pecado do mundo.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Há um ditado do povo que diz: “o tempo de Deus não é o nosso”; outro, diz que a “voz do povo é a voz de Deus”. Somos convidados a perceber Deus que sempre age em nosso favor e vem em socorro das nossas necessidades, no tempo oportuno. O amor de Deus não falha. Sejamos pacientes e confiantes na bondade e na misericórdia de Deus.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Rezemos com Teilhard de Chardin: “Pai do Céu, Tu és salvação. Faz com que eu deixe a minha miséria atrás de mim e, em Ti apoiado, me aventure pelos mares desconhecidos da liberdade. Amém”.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Confiança em Deus na preparação para celebrar bem o Natal do Senhor. É preciso confiar em Deus e em sua misericórdia. Procuro agir de acordo com o Evangelho no cotidiano?
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Repito ao longo do dia: Senhor, “sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança”.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.