“O nascimento de João Batista é anunciado pelo anjo Gabriel”
19 de dezembro de 2022“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?”
21 de dezembro de 2022Terça-feira, 20 de dezembro de 2022 – 4ª Semana do Advento
Lc 1, 26-38 – “Eis que conceberás e darás à luz um filho”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O projeto de Deus passa por diversos caminhos para levar a salvação a todos. O Anjo Gabriel é enviado até a cidadezinha de Nazaré para visitar Maria e anunciar-lhe o nascimento de Jesus. As palavras do enviado de Deus encheram o coração da jovenzinha de dúvidas, mas ela, mulher de fé e conhecedora das promessas do Senhor, não temeu em dar seu “sim” a Deus. Toda de Deus, Maria é a Serva do Senhor; nela o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
A Palavra de Deus, muito mais que um livro, é uma pessoa: Jesus Cristo. É preciso que essa Palavra fecunde, oriente e conduza nossa vida. Seremos mais felizes e viveremos bem nossa vocação cristã se formos capazes de deixar o Evangelho nos conduzir. Jesus é o Caminho que leva ao Pai, à vida em plenitude.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Rezemos: “Cresce, Jesus, cresce em mim. No meu espírito, no meu coração, na minha imaginação, nos meus sentidos. Cresce em mim na Tua mansidão, na Tua pureza, na Tua humildade, no Teu zelo, no Teu amor. Cresce em mim, com a Tua bênção, a Tua luz e a Tua paz. Cresce em mim para glória de Teu Pai, para a maior honra de Deus. Amém”. (Pierre Olivaint)
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Deixar que a Palavra de Deus produza frutos em nossa vida nem sempre é fácil. É preciso conversão, resiliência e abertura de coração.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
No dia de hoje, refletirei sobre o ano que está terminando e minhas ações nesse tempo favorável. Meu questionamento será: em que “lugares” ou “situações” de vida preciso deixar a Palavra de Deus agir? Na busca de prepararmo-nos bem para o Natal de Jesus, firmo o propósito pessoal de conversão e de vivência do Evangelho.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.