“Em vosso caminho, anunciai”
11 de junho de 2022“Dá a quem te pedir”
13 de junho de 2022LECTIONAUTAS – ROTEIROS
12/06/2022 (Santíssima Trindade): Jo 16, 12-15 – “O Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. ”
A Santíssima Trindade para nós cristãos sempre foi sinal de mistério, pois não podemos compreender completamente a sua grandeza. Logo, para muitas pessoas, definir a Trindade, se resume em dizer que é Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, mais que entendê-la, devemos experiênciá-la para poder desfrutar o que ela é: uma unidade transbordante de amor infinito.
O evangelho deste domingo nos conduz ao encontro do Deus que se revela ao homem pelo Filho, Jesus, e também do Espírito que nos faz compreender tudo que foi dito por Nosso Senhor, experimentando a Palavra de Deus plenamente.
Neste momento, pegue sua bíblia e vamos saborear o que o Senhor quer comunicar a nós neste dia!
- Leitura: O que o texto diz?
Abra as sagradas escrituras em João 16, 12 – 15. Agora imagine os discípulos, todos ao entorno de Jesus e atentos a tudo que ele fala e faz. Agora, Jesus diz coisas que toda aquela gente não compreende, e eles ficam se perguntando, o que isso quer dizer? Então Nosso Senhor olha e diz: “ o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”. É através do Espírito Santo que as palavras de Jesus serão plenamente compreendidas e poderão, a partir, da adesão dos discípulos se fazerem vivas no mundo. Por fim, o Senhor conclui dizendo: “Tudo o que meu Pai possui é meu”. Nesta frase, Jesus se coloca em união com o Pai. Através dessa união, é dado a nós, a salvação, fruto do amor incondicional, que Deus tem por cada um dos seres humanos.
- Meditação: O que o texto me diz?
Agora, se colocando dentro do texto. Você também está junto dos discípulos ouvindo Jesus falar. Então algo nas palavras do Mestre lhe chamam a atenção, mas você não as compreende. O que fazer para entende-las? Nosso Senhor está falando sobre a sua vida, você entende o que ele quer dizer? É através do Espírito Santo que as escamas dos seus olhos cairão e assim você será conduzido e compreenderá plenamente o que ele quer comunicar em sua vida. Logo você estará em união com o Pai, o Filho e o Santo Espírito Santo.
- Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento, você pode colocar tudo aquilo que na sua vida está confuso, o que não está fácil de compreender, aquilo que você julga estar sendo injusto para com a sua pessoa. Coloque tudo isso diante de Deus, em oração, e diga à Ele: “O que tudo isso significa Senhor? ”, “O que devo fazer? ”. Fale para Deus os desafios que aparecem na sua vida e peça o Espírito Santo que venha ao seu encontro.
- Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Depois de ter-se colocado em oração e dito tudo o que está em seu coração, agora você se encontra totalmente despojado, e no seu coração, o Espírito Santo está iluminando o que estava incompreensível. E tudo aquilo que você não compreendia, agora pode colocar diante de Deus e pedir a graça do entendimento, para dar um novo sentido à tudo que aconteceu na sua vida.
- Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
O Espírito Santo nos conduz à plena Verdade, e agir conforme a Verdade. Reflita com essas perguntas! O que devo fazer para ter intimidade com a Santíssima Trindade? Quais atitudes no dia a dia eu devo tomar para que eu possa estar cheio de Deus? E o que posso fazer para que o outro também conheça o Pai, o Filho e o Espírito Santo?
Ir. Ian Lucas Rodrigues Oliveira