“O Espírito da verdade vos conduzirá à plena verdade”
12 de junho de 2022Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito
14 de junho de 202213/06/2022 – Mt 5,38-42 – “Dá a quem te pedir”.
- Leitura: O que o texto diz?
Invoquemos a presença do Espírito Santo para nos iluminar e conduzir nesse encontro com a Palavra de Deus. E acalmando o nosso coração, vamos rezar com o Evangelho de hoje. Abra a sua bíblia e inicie a leitura em Mateus 5,38-42. Nesta pequena narrativa, é dado continuidade aos ensinamentos e práticas de santidade anunciados no sermão da montanha. Faça o exercício de se imaginar na história que é contada. Jesus está sobre o monte com seus discípulos e toda a multidão que queria ouvir os seus ensinamentos. Neste trecho do Evangelho, Nosso Senhor faz memória e dá novo sentido a uma lei antiga. Agora, a violência dá lugar ao amor. O Mestre pede para que um ciclo de violência seja quebrado, com um ato pacífico e cheio de bondade, para que a misericórdia cresça em seu lugar.
- Meditação: O que o texto me diz?
Com o texto de Mt 5,38-42 ainda em mãos, o que mais lhe chamou a atenção? O que você sentiu quando Jesus fala que deve ser oferecida a outra face? Tendo Jesus como mestre, e sendo ele o próprio amor, nos ensinou a amar e perdoar. Ele pede para romper com os ciclos de violência que aparecem no decorrer da sua vida. E amar cada um dos seus irmãos.
- Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento se coloque diante de Deus em oração e fale com ele. Ponha todas as suas inquietações, anseios e até mesmo os sentimentos que estão tomando conta de você. Olhe para a sua história e faça memória de tudo aquilo que lhe deixou marcas negativas, onde você ainda não conseguiu resignificar. Não é fácil perdoar, mas diga ao Senhor assim: “Eu me coloco em total disposição para que tu recries o meu coração. Enche-me com teu amor, para que eu retribua com misericórdia, não com vingança, tudo aquilo que fizeram comigo”. E se permita experimentar do amor de Deus.
- Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Jesus, o mais perfeito em bondade, também sofreu atos de violência. Lembre-se da cruz! Agora imagine que ele dá o perdão a todos que o fizeram algum mal. Através desse grande exemplo de Nosso Senhor, você pode pedir a graça de perdoar e olhar as pessoas com amor.
- Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Depois de termos rezado e meditado com a Palavra de Deus, vamos para a prática. Você já conseguiu ou consegue retribuir com o bem, o mal que lhe foi feito? O que você pode fazer e como ter uma nova visão das maldades contra você? Para isso, peça o auxílio de Deus para que você possa alcançar esta graça de amar.
Ir Ian Lucas Rodrigues Oliveira – INJ – noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém.