Ouvistes o que foi dito…
10 de junho de 2022“O Espírito da verdade vos conduzirá à plena verdade”
12 de junho de 202211/06/2022 – Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum
Mt 10,7-13 “Em vosso caminho, anunciai”
1. Leitura: O que o texto diz?
Apresenta-se a missão dos discípulos. Anunciar que o reino dos Céus está próximo, “em vosso caminho”, não é um anúncio alheio à vida cotidiana, é no caminho que se anuncia o Reino. A primeira missão dos discípulos de Cristo é anunciar. Em consequência deste anúncio, a cura, ressurreição dos mortos, purificação dos leprosos, expulsão dos demônios. É um mandato do Senhor, aquilo que foi recebido de graça deve ser concedido de graça. Ainda é apresentado as condições para esta missão, não levar consigo bens, nada além do essencial. Esse texto é concluído pela vontade autêntica do Senhor, conceder a paz aqueles que recebem os seus discípulos.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Você é um discípulo de Cristo. Sua missão é anunciar o Reino, em vosso caminho, como tens anunciado? Quais doentes precisam da sua cura? Quais realidades mortas precisam ser ressuscitadas? Quem ou o quê na sua vida precisa ser purificado? Precisa expulsar algum mal de sua vida, de sua família ou comunidade? Medite também sobre o que é essencial, o que precisa permanecer na sua vida e na sua missão.
3. Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor dá-me uma consciência viva do anúncio do Reino. Que minha vida seja o anúncio da tua vontade, que minhas ações e palavras, minha presença e minha missão sejam cura, ressurreição, purificação, libertação para aqueles que precisam. Obrigado Senhor Jesus por confiar aos teus discípulos a paz para o seu povo. Obrigado por me fazer lembrar que somente o essencial me basta na missão, na vida.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim?
“Desça sobre ela a vossa paz”, Jesus está afirmando que na missão, é a nossa paz que é concedida sobre quem nos recebe. Esse momento é de compreender que Cristo, príncipe da paz nos transmite de forma plena a paz, essa paz é um estado de espírito que te equilibra e te faz experimentar uma alegria imensa, uma vontade de permanecer na vontade do Senhor. Que não tira os medos, que não diminui as angústias da vida, mas te fazem desejar permanecer. E toda angústia e medo vão tomando novos sentidos na missão.
5. Ação: O que o texto me faz agir?
Essa paz que transborda no seu coração agora poderá alcançar os outros. Faça uma visita a um enfermo, algum amigo que precisa da sua presença, um parente que você não fala a tempos, em alguns casos bastará a sua presença, em outros uma palavra ou uma oração. Leve somente o essencial.
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE