Por que os mestres da lei dizem que Elias deve vir primeiro? (Mt 17,10-13)
14 de dezembro de 2013Com que autoridade fazes essas coisas?
16 de dezembro de 2013PREPARAÇÃO ESPIRITUAL
Espírito Santo
Estou pensando em Ti, Espírito Santo,
como uma grande luz que deve fazer-nos ver
o grande erro em que nos encontramos,
por não termos conhecido Deus
como a infinita origem do mundo e como seu fim.
Estou pensando em Ti, Espírito Santo,
Como na grande força que falta ao cristianismo.
Os cristãos, em sua maioria,
por não te amarmos, por não chamarmos por ti,
temos desertado da fé viva e do amor,
e estamos totalmente frios
e influenciados pelos conceitos do mundo.[1]
Pe. Rafael García Herreros
TEXTO BÍBLICO: Mateus 11.2-11
Os mensageiros de João Batista
2João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos 3fossem perguntar a ele:
— O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?
4Jesus respondeu:
— Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. 5Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. 6E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!
7Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João:
— O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento? 8O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem moram nos palácios! 9Então me digam: o que esperavam ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta. 10Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: “Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.” 11Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele.
1. LEITURA
Que diz o texto?
Daniel Kerber
ü Algumas perguntas para ajudar-te em uma leitura atenta…
Onde se encontrava João quando se perguntava por Cristo? O que os enviados devem dizer a João? O que diz o Mestre a respeito de João?
ü Algumas considerações para uma leitura proveitosa…
Depois de celebrar a festa da Imaculada Conceição, a liturgia retoma hoje o itinerário do Advento. Neste domingo, a atenção do evangelho concentra-se na figura de João Batista, o precursor do Senhor.
O texto tem duas partes: a primeira (vv. 2-6) narra a pergunta de João sobre Jesus e a resposta aos discípulos do precursor; a segunda (vv. 7-11) contém a declaração de Jesus sobre o Batista.
João está encarcerado por causa de sua pregação, pois não temia denunciar também os poderosos e havia dito a Herodes que não podia ter como mulher a esposa de seu irmão (cf. Mt 14.3). A partir do cárcere, manda seus discípulos perguntar a Jesus sobre sua identidade: “O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” (v. 3).
Acontece que João havia anunciado a vinda do Senhor e convidara à conversão com imagens muito fortes: “Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo” (Mt 3,10). O que João escutava de Jesus coincidia com o que ele esperava? Que imagem João havia feito de Jesus? Por isso manda seus discípulos a perguntar-lhe.
Jesus responde-lhe através de suas obras: os cegos veem, os coxos andam… e aos pobres se anuncia a boa notícia (v. 5). Jesus convida João e seus discípulos a descobri-lo através do que ele faz, pois suas ações mostram quem ele é. Jesus também termina seu anúncio com uma frase que chama a atenção: “E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!” Que ações de Jesus poderiam ser motivo de escândalo, de abandono da fé por parte de seus seguidores? Suas bem-aventuranças dos pobres (Mt 5)? Seu ensinamento sobre o perdão (Mt 5,14ss)? Suas refeições com os pecadores (Mt 9,9ss)?
Após a partida dos discípulos de João, Jesus passa um ensinamento sobre o Batista, e identifica-o com o profeta que anuncia a chegada do Messias (v. 10;cf. Ml 3.1), e faz-lhe um elogio: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele.” Provavelmente está a indicar que João chega até o umbral do Reino, pois é o precursor, ao passo que Jesus dá início ao Reino com sua própria presença em meio a seu povo.
A passagem mostra-nos a pergunta dos enviados de João e o lugar que ocupa o Batista no desígnio de Deus, missão que ele cumpre com sua pregação e também com seu testemunho que findará com a entrega de sua vida no martírio (cf. Mt 14,1ss).
2. MEDITAÇÃO
O que o Senhor me diz no texto?
Comecemos nossa meditação com um texto tirado das palavras que o Papa Francisco dedicou aos voluntários no dia 28 de julho, ao concluir a JMJ Rio 2013.
“…O serviço que vocês realizaram nestes dias me lembrou da missão de São João Batista, que preparou o caminho para Jesus. Cada um, a seu modo, foi um instrumento para que milhares de jovens tivessem o ‘caminho preparado’ para encontrar Jesus. E esse é o serviço mais bonito que podemos realizar como discípulos missionários: preparar o caminho para que todos possam conhecer, encontrar e amar o Senhor. A vocês que, neste período, responderam com tanta prontidão e generosidade ao chamado para ser voluntários na Jornada Mundial, queria dizer: sejam sempre generosos com Deus e com os demais. Não se perde nada; ao contrário, é grande a riqueza da vida que se recebe!
Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo. A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. Há quem diga que hoje o casamento está ‘fora de moda’. Está fora de moda? [Não…]. Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, crê que vocês não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E tenham também a coragem de ser felizes!”[2]
Agora perguntemo-nos:
Este lugar de João na história da salvação nos leva também a perguntar-nos: qual é nosso lugar? Como nos chama o Senhor a ser suas testemunhas? Quem e como você acredita que dever ser um profeta, hoje? Que circunstâncias você estaria disposto a enfrentar como profeta do Senhor?
3. ORAÇÃO
O que respondo ao Senhor me fala no texto?
Com a alegria de reconhecer-nos como profetas, abandonamo-nos à ação do Espírito Santo com São João Eudes: [3]
Senhor Jesus, que o poder de teu Espírito Santo
nos penetre totalmente,
para que não ajamos segundo nosso querer,
mas por sua ação constante e poderosa.
Amém.
4. CONTEMPLAÇÃO
Como ponho em prática, me minha vida, os ensinamentos do texto?
Senhor, ser teu profeta é uma grande responsabilidade; por isso:
“Quero falar a todos de teu amor e de tua fidelidade.”
5. AÇÃO
Com que me comprometo para demonstrar mudança?
Ser um profeta de Jesus vivo implica um compromisso de vida.
Em que momentos você acha que deve ser profeta? Por quê? Você foi profeta em alguma ocasião? O que sentiu? Como você pode contagiar outros a serem profetas hoje?
“O Mestre deseja que todos os batizados
sejam também ‘missionários da misericórdia’”.
São João Eudes.
[1] http://www.eudistes.org/Garcia-Herreros.htm
[2] http://www.cnbb.org.br/imprensa/noticias/12503-durante-encontro-com-os-voluntarios-papa-francisco-recebe-presente-da-cnbb
[3]¿Quién es San Juan Eudes? http://www.eudistes.org/Biografiaje.htm