“…atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu.”
9 de outubro de 2022“…o vosso interior está cheio de roubos e maldades”
11 de outubro de 202210/10/2022 (Segunda feira da 28ª Semana do Tempo Comum): Lc 11,29-32
- Leitura: O que o texto diz?
Invoquemos a presença do Espírito Santo para iluminar e conduzir esse encontro com a Palavra de Deus. Acalmemos o nosso coração e em clima de silêncio, iniciemos a leitura de Lc 11,29-32. Imagine a cena. Uma multidão de pessoas ao redor de Jesus pedindo curas, milagres e todo tipo de sinal para que Ele provasse que estava falando a verdade, o Reino de Deus está chegando e eles deveriam mudar de vida. Jesus responde: “Nenhum sinal será dado, a não ser o sinal de Jonas”. Ora, que sinal é esse? Na história de Jonas percebemos um grande sinal, a conversão e a abertura do coração de todo povo da cidade de Nínive. Eles aceitaram a pregação do profeta, mesmo sendo um povo pagão, acreditaram em Deus e se arrependeram de suas más ações. Aqui Jesus fala a um povo que teoricamente crê em Deus, mas o que lhes falta é a fidelidade e a obediência. Eles pediam provas para acreditar, pois seus olhos estavam cegos, seus ouvidos surdos e os seus corações duros para perceber que era Deus mesmo que lhes falava.
- Meditação: O que o texto me diz?
Faça novamente a leitura de Lc 11, 29-32 e procure perceber o que mais inquietou o seu coração. O que você sente quando pede um sinal a Deus, mas Ele parece não ouvir? Você passa por situações em que as pessoas desacreditam da sua palavra? Veja como Jesus se comportou diante de tudo isso.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
À medida que a Palavra vai tocando o seu coração, você experimenta a ação do Senhor em sua vida. Fale para o Senhor sobre os seus medos, aquilo que lhe impede de crer, o que falta em você para ser uma pessoal fiel a Palavra. Você não está só. Acolha o que Jesus tem para lhe oferecer hoje. Perceba os dons que Deus lhe dá.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus faz o convite à conversão não através de grandes milagres para chamar atenção, mas a partir da sua pregação que ao tocar os corações dóceis e abertos ao plano de Deus, são transformados. Permita sentir a paz que as palavras de Jesus causam em você e entre em profunda contemplação.
- Ação: O que o texto me faz agir?
No mundo atual, encontramos um clima de desconfiança na Palavra de Deus. Deparamo-nos com inúmeros corações fechados para o Evangelho. É necessário que a nossa vida seja um testemunho autêntico para que as pessoas sejam profundamente tocadas por Deus, pois uma verdadeira pregação começa com o que se faz e não o que se diz. Quais ações concretas você pode realizar para levar a Palavra de Deus ao Próximo?
Ir. Ian Lucas Rodrigues de Oliveira*
Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém