Nenhum sinal será dado, a não ser o sinal de Jonas
10 de outubro de 2022Fazei tudo o que ele vos disser…!
12 de outubro de 202211/10/2022 (Terça-feira da 28ª Semana do Tempo Comum): Lc 11,37- 41
- Leitura: O que o texto diz?
Invoquemos o Espírito Santo para que Ele possa conduzir este encontro com a Palavra de Deus e abrir os corações para acolher a mensagem que o Senhor tem para hoje. Iniciemos a leitura de Lc 11,37- 41. Mergulhe nas palavras do texto. Vá ao encontro de Jesus na casa do fariseu e imagine toda a cena. Pessoas tão preocupadas em observar as práticas exteriores da lei que esquecem aquilo que é o principal, a mudança interior que deveria ser gerada. É justamente nesse ponto que Jesus quer tocar e nos ensinar no dia de hoje.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Lc 11, 37 – 41. Procure perceber o que mais inquietou o seu coração. O que você sentiu ao imaginar a cena do Evangelho? Quais lembranças vieram? Permita ser questionado (a) por Jesus, para que possa acontecer uma mudança na sua vida.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A Palavra de Deus ao tocar o nosso coração, traz uma inquietação que gera em nós a vontade de falar para o Senhor tudo o que guardamos no mais profundo do nosso ser. Fale para Ele tudo que ainda permanece guardado e que está como que intocável lá no fundo do seu coração. Ele faz questão de lhe ouvir e lembre-se de que você nunca está só.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus é aquele que mexe nas feridas para curá-las, tocando aquilo que muitas vezes não queremos que seja tocado porque dói bastante. Permita que as Palavras do Senhor provoquem em você uma profunda contemplação. Sinta Jesus lhe consolando. Ele está sempre por perto.
- Ação: O que o texto me faz agir?
No mundo de hoje, se vive muito de aparências. Muitas vezes vale mais o que aparece nas mídias sociais do que realmente sentimos por dentro. Quais preocupações (desnecessárias) você precisa deixar de lado para ser uma pessoa mais livre em Deus? Que atitudes você vai tomar para ser autêntico e não meramente uma propaganda de santidade?
Ir. Ian Lucas Rodrigues de Oliveira*
Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém