“Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus”
8 de outubro de 2022Nenhum sinal será dado, a não ser o sinal de Jonas
10 de outubro de 202209/10/2022 (28º Domingo do Tempo Comum): Lc 17, 11-19
Neste domingo, dia do Senhor, nos dediquemos a imitar os passos de Jesus, que estava sempre atento as necessidades do próximo, sem excluir ninguém. Que através do exemplo da cura dos dez leprosos, possamos neste mês missionário, ir ao encontro das pessoas que mais necessitam ouvir a Palavra de Deus. Agora tome sua Bíblia, se lance e ouça o que Ele quer falar para você!
Leitura: O que o texto diz?
Inicie a leitura de Lc 17,11-19. Seja conduzido pelo Espírito Santo para aquele povoado onde Jesus estava. Perceba a realidade em que aqueles homens se encontravam. Eles não se aproximaram de Jesus, apenas gritaram de longe para pedir a cura. Quem estava com lepra naquela época, era excluído da sociedade, pois era considerado impuro e só poderia retornar ao convívio se o sacerdote o examinasse e verificasse que estava sem sinal da doença. Então era proclamado que estava puro. Perceba que em nenhum momento Jesus fala que eles estão curados, mas a partir da fé que eles tinham de que estariam livres da lepra, é que a cura foi possível. Mas por que só o samaritano retornou para agradecer a Jesus? Ora, se ele não era judeu, não teria que se preocupar em ir ao sacerdote do templo para cumprir o que estava na lei, portanto ele tinha o coração livre para perceber que Jesus era o Sacerdote enviado do Pai. Os outros, mesmo tendo fé, estavam tão ocupados com o peso de fazer o que a lei prescrevia, que não o perceberam.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e perceba agora como esta narrativa repercute no seu coração. O que mais lhe chamou a atenção? Em que momentos você percebe que não é livre interiormente? Jesus também quer lhe curar e você pode ter essa liberdade em seu coração.
Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Apresente agora diante de Deus todas as suas feridas e mostre a Ele tudo aquilo que lhe aprisiona e oquelhe impede de caminhar. Assim como os leprosos, grite para o Senhor tudo o que está preso no seu coração. Vá dizendo para Ele todo o medo, angústia, preocupação, frustração e o que mais você está sentindo no seu coração. Pelo poder da Palavra do Senhor peça e creia na graça de alcançar a liberdade interior, a cura de toda ferida no seu coração, que lhe paralisa e impede de seguir adiante.
Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
No silêncio do seu coração, permita a Palavra de Deus agir. Perceba na passagem dos leprosos que a cura veio enquanto eles caminhavam. Não permita que você fique paralisado com as dificuldades, saiba que Deus está com você e lhe dá forças.
Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Que atitudes concretas você pode assumir para estar livre diante de Deus? Como está a sua relação com o Senhor? Qual imagem você tem de Deus? Ele é severo ou amoroso para você? Perceba nas entrelinhas do texto que lemos hoje, Deus é amor e misericórdia.
Ir. Ian Lucas Rodrigues de Oliveira*
Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém