“De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura”
4 de abril de 2021“Subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”
6 de abril de 202105/04/2021 – Mt 28, 8-15
Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão. (Mt 28, 10)
Leitura: o que o texto diz?
Clame o auxílio do Espírito Santo antes de iniciar a leitura do texto e com os olhos, ouvidos e os corações atentos, permita-se ser tocado pela leitura. O texto apresenta a experiência das mulheres com o Ressuscitado, que dele recebem uma missão: levar a boa notícia da ressurreição aos discípulos. Ao mesmo tempo que as mulheres cheias da alegria da ressurreição vão ao encontro dos discípulos, os sumos sacerdotes tramam uma mentira para abafar a notícia alegre da ressurreição.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Recobre a leitura do texto de Mt 28, 8-15. O anúncio da ressurreição torna mais firme a esperança em meio as adversidades que fazem parte do cotidiano. Mas, Cristo caminha com os seus. “Alegrai-vos!” (Mt 28, 9). O Senhor, faz-se, encontrado para confiar aos seus a missão do alegre anúncio da sua ressurreição. O Ressuscitado lhes aponta o caminho da vida e missão, tal encontro, não pode deixa-las quietas e caladas, mas cheias da alegria pascal, assumem o compromisso do anúncio.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Invoque o Espírito Santo para que a alegria da ressurreição possa encher a sua vida de vigor e coragem. O que ainda me faz temer? O que me impede de me colocar a disposição de anunciar o Ressuscitado? Aonde o Senhor me mandar anuncia-lo? O encontro com o Ressuscitado fá-las correrem para o anúncio. Assim com as mulheres, peça a graça em ter um coração disponível, aberto e comprometido para anunciar que Cristo vivo está.
Contemplação: o que Deus, através do evangelho, faz em mim?
A ressurreição do Senhor é um fato que inaugura os novos tempos do Reino de Deus fundado no amor. A ressurreição continua sendo sinal de contradição; é fonte de vida e salvação para quem está aberto à fé e ao amor. É motivo de juízo e condenação para quem a recusa. Em espírito de oração, coloque-se na presença do Senhor e renove a sua esperança.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O testemunho de anúncio das mulheres deve colocar-nos na postura de prontidão, alegria e esperança. Faça o compromisso de ser sinal de esperança para os seus irmãos.
Rodolfo Marins
Professor de Língua Portuguesa e Inglês.
Graduando em Filosofia – Claretiano. Membro do CEBEL.