Não vos assusteis! Ele Ressuscitou!
3 de abril de 2021Não tenhais medo…
5 de abril de 202104/04/2021 – Jo 20, 1-9
“De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura” (Jo 20, 9)
Leitura: o que o texto diz?
Invocando o Espírito Santo, permita-se ser conduzido por Ele na leitura orante do texto. O texto relata que na manhã do primeiro dia da semana, antes da alvorada, Maria Madalena vai ao sepulcro, encontra a pedra do sepulcro removida e retorna correndo para avisar os discípulos. Ela não entra, mas suspeita de que o corpo do Senhor tenha sido roubado. Rapidamente, Pedro e outro discípulos correm em direção do sepulcro. Eles saem juntos, contudo, o outro discípulo é mais rápido e chega primeiro, ele não entra, espera Pedro chegar e o segue ao interior do túmulo. Encontraram as faixas que envolviam o corpo do Senhor ao chão. Aquele que havia chegado primeiro, viu e acreditou. Enquanto, Pedro, vê e não compreende o que havia acontecido.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Retome a leitura do texto de Jo 20, 1-9 e permita que as palavras possam tomar vida. Coloque-se na postura dos discípulos do Senhor. A chave de leitura é a fé. Ao chegarem no sepulcro há dois modos de ver; Pedro ver, mas não crer, enquanto o discípulo que chega primeiro, vê e crê. É atribuído ao Discípulo Amado a fé na ressurreição do Senhor. O ver do Discípulo Amado está acompanhado da fé. Tão somente o amor propicia ver, nos sinais do desaparecimento do corpo, a presença do Ressuscitado. Sendo assim, para a compreensão de tais sinais se exige a adesão de fé. Nas nossas atividades corriqueiras o Senhor não cansa de manifestar-se. Quais são modos que o Senhor se comunica conosco no cotidiano? Temos feitos uma adesão de fé sincera ou ainda utilizamos dos nossos sentidos para crer? Os discípulos tiveram de ver para crer, contudo se eles tivessem compreendido as Escrituras, não necessitariam de ver.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Invoque o Espírito Santo para que com uma santa ousadia possas responder aos apelos do Senhor. João nos apresentar que a via do “crer” carrega o sentido de compreensão dos mistérios – Ressurreição. Sendo que, para os sinais serem compreendidos é necessário adesão de fé. A Escritura está intimamente ligada a adesão de fé. Peçamos a graça de crescer em intimidade com a Palavra de Deus, para assim, compreender os seus mistérios.
Contemplação: o que Deus, através do evangelho, faz em mim?
A Páscoa do Senhor não se limita a um evento a ser apreendido pela razão, mas uma verdade a ser vivida no coração. Onde a disposição do coração está presente, a Páscoa acontece. Seu gesto por si só apresenta a profissão (adesão) de fé no Ressuscitado.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Encontramos nas Escrituras o testemunho dos Apóstolos. Contudo, isso não anular o encontro pessoal com o Ressuscitado. Tal encontro acontece nos locais onde ele está presente de maneira mais profunda: a liturgia da Igreja (culto eclesial), a liturgia do coração (adoração pessoal e interior de Deus) e a liturgia da vida (apostolado, compromisso com o outro).
Rodolfo Marins
Professor de Língua Portuguesa e Inglês.
Graduando em Filosofia – Claretiano. Membro do CEBEL.