Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.
20 de dezembro de 2021Sua misericórdia, de geração em geração, chega a todos que o respeitam
22 de dezembro de 2021Terça-feira, 21 de dezembro de 2021.
Lc 1, 39-45 – Maria partiu apressadamente ao encontro de Isabel.
- Leitura: O que o texto diz?
A liturgia nos apresenta hoje o mesmo texto do Evangelho de Lucas que ouvimos no quarto domingo do Advento e que narra o episódio da visitação de Maria à sua prima Isabel. Logo após receber o anúncio do anjo Gabriel, Maria parte apressadamente para Judeia e vai até a casa de Zacarias e Isabel. Ao entrar, a família toda se alegra e é inundada pelo Espírito Santo, a ponto de até a criança no ventre de Isabel pular de alegria. Então Isabel proclama Maria “bendita entre as mulheres e bendito o fruto de seu ventre”, porque Maria acreditou nas palavras do anjo Gabriel, que traziam o anúncio da realização das promessas de Deus.
- Meditação: O que o texto me diz?
A experiência de Deus vivida por Maria, quando o Anjo Gabriel anunciou que ela seria a mãe do Salvador, não a fez permanecer fechada em si mesma, alimentando só para si a riqueza e a profundidade daquilo que a envolveu. Pelo contrário, Maria partiu apressadamente para a Judeia a fim de servir sua prima Isabel, que estava grávida e tinha idade avançada. Maria acolheu sua vocação e saiu imediatamente em missão. Será que nós também estamos dispostos a sair dos nossos esquemas para servir aos irmãos com a mesma disponibilidade de Maria?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, queremos sair de nosso comodismo e correr em direção àqueles que precisam de nossa ajuda. Queremos ser servidores da tua Palavra, levando-a aos corações de todos que encontrarmos pelos caminhos da vida, mesmo que tenhamos que passar pelas dificuldades da estrada e pelo cansaço da caminhada, pois a vida só tem sentido se for vivida no serviço e no amor.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Olhando para Maria que parte apressadamente ao encontro de sua prima Isabel, o Senhor nos desperta para a urgente necessidade de sairmos em missão, levando a Boa Nova a todas as pessoas, em todas as realidades que nos cercam e que tantas vezes se apresentam tão duras e áridas. As palavras do Papa Francisco nos impulsionam e nos animam nesse sentido:
“… prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. (Evangelli Gaudium, 49)
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir das palavras do Evangelho somos impulsionados a assumir a missão de levar a alegria do Evangelho com coragem e entusiamo, como fez a Virgem Maria. Ela nunca se acomodou, mas sempre se colocou a caminho para realizar em sua vida a vontade de Deus: saiu de Nazaré e foi até a casa de Zacarias e Isabel, depois saiu da Galileia e foi para Belém, onde nasceu Jesus, em seguida fugiu com José para o Egito, a fim de salvar o Menino Jesus de Herodes. Estas viagens nunca foram caminhos fáceis, exigiram coragem e paciência. Que Maria nos inspire e nos acompanhe por todos os caminhos pelos quais precisarmos andar para evangelizar.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.