Bem-aventurada aquela que acreditou
19 de dezembro de 2021Maria partiu apressadamente ao encontro de Isabel
21 de dezembro de 2021Segunda-feira, 20 de dezembro de 2021.
Lc 1,26-38 – Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.
- Leitura: O que o texto diz?
O anjo Gabriel foi enviado por Deus até Maria para anunciar que ela seria a mãe do Salvador. Maria perguntou-lhe como aconteceria isso e o anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus”. O anjo Gabriel também anunciou a Maria que Isabel estava grávida, apesar de ter idade avançada e de ser considerada estéril, porque para Deus nada é impossível. Então Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”!
- Meditação: O que o texto me diz?
Diante do mistério da Anunciação, desse momento decisivo no qual a história do homem mudou completamente, só nos resta silenciar o coração e agradecer a Deus pelo seu imenso amor pela humanidade, esse Deus que se abaixou e entrou na história duma forma tão original e terna. O Deus das surpresas nos surpreendeu novamente e dessa vez contou com uma mulher agraciada – Maria. O ‘sim’ dessa mulher, sua adesão incondicional ao projeto do Pai fez com que Deus não somente olhasse para o homem, não somente caminhasse com o seu povo, mas se fizesse um de nós e tomasse a nossa carne.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Rezemos ao Senhor a Oração do Ângelus, que nos lembra justamente do momento da Anunciação feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria:
– O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
– E ela concebeu do Espírito Santo. Ave, Maria, cheia de graça…
– Eis aqui a serva do Senhor.
– Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave, Maria, cheia de graça…
– E o Verbo se fez carne.
– E habitou entre nós. Ave, Maria, cheia de graça…
– Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, vos suplicamos, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pelos merecimentos de sua paixão e morte na cruz cheguemos à glória da ressureição.
Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor suscita em nossos corações uma imensa gratidão pelo grande dom da encarnação de seu Filho amado no seio da Virgem Maria. E diante da grandiosidade desse mistério só nos resta contemplar novamente cada uma das palavras do texto do Evangelho, deixando-nos envolver pela imensa alegria que invadiu a humanidade a partir desses acontecimentos:
No sexto mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível’. Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o anjo retirou-se. (Lc 1, 26-38)
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
As palavras do Evangelho nos desinstalam e nos fazem assumir um compromisso profundo com o Senhor Jesus, que se fez carne e veio habitar entre nós. Assim como Maria, queremos dar o nosso sim ao projeto de Deus e assumir com coragem e determinação a missão que Ele nos confiou como batizados, a missão de anunciar a Boa Nova para que todas as pessoas possam experimentar a alegria que brota da encarnação do Filho de Deus. Que o Senhor nos dê a graça de sermos homens e mulheres que souberam dizer sim ao seu projeto de amor e que Maria, aquela que é cheia de graça, porque o Senhor está com ela, nos acompanhe nesse caminho de fé.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.