Lc 13, 22-30
30 de outubro de 2013O tempo de amor é sempre – Lc 14,1-6
1 de novembro de 2013Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: ‘Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar.’ Jesus disse: ‘Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.’
A intenção dos fariseus é duvidosa. Em princípio parece que querem proteger Jesus, mas talvez a real intenção seja intimidar.
O Evangelho de hoje me faz pensar em minhas reais intenções em tudo que faço. O que quero despertar no outro com minhas atitudes? É a compaixão pelo outro que me move, ou o desejo de ser reconhecida, de ser admirada? Quero mesmo ser forte para vencer com Amor as durezas da vida, ou quero que pensem que resolvo tudo, sou autosuficiente e não preciso de ninguém? Quero ajudar por amor ou por vaidade? Me aproximo do outro pra libertar ou para oprimir?
Provavelmente a resposta para todas essas perguntas seja AS DUAS COISAS. Temos muitas misturas mesmo. É próprio da natureza humana. Que na oração de hoje possamos encontrar o equilíbrio. Deixar que Deus vá purificando nossas intenções. Que vá tirando a vaidade e deixando o Amor.
E que chegue o tempo em que possamos olhar para todas as circunstâncias da nossa vida e dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor. Que todas as situações que tenhamos que viver sejam benditas por nos colocar mais perto do Senhor. Que possamos experimentar o desejo de Deus de nos proteger à sombra de suas asas.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei