Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitou!
30 de março de 2024“Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos”
1 de abril de 202431 de março, Domingo da Páscoa do Senhor
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que te dê discernimento e coragem para ressuscitar a cada dia.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de João 20,1-9
É bonito esse momento de Maria Madalena no evangelho de hoje. Em meio à escuridão ela procura estar perto do Senhor. E na sua caminhada ela enxerga as primeiras luzes vencendo as trevas… Com certeza ela está triste. Foi uma perda muito grande. Mas o seu coração se aquece com a luz que aos poucos chega.
O caminho de Madalena em direção ao túmulo é símbolo da coragem de atravessar o escuro da madrugada para ver resplandecer uma nova aurora em sua vida, pela força criadora da única Presença que tudo sustenta, tudo recria e enche de amor: a presença do Cristo Ressuscitado.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Cristo ressuscitou! Venceu a morte com o amor! Esse é o grito que ressoa por entre as comunidades de fé e que chega aos nossos corações hoje. A morte não tem a última palavra na vida do Cristão. Ela foi vencida pelo Senhor da vida. Não encontramos o Ressuscitado no sepulcro, mas na vida. Não encontramos o Ressuscitado enfaixado e paralisado pela morte, mas livre como a brisa da vida.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a não se acostumar a conviver com os sepulcros em si mesmo e no mundo, mas a fazer de toda dor, de toda morte tempo de gerar um novo amanhecer.
Feche seus olhos… sinta que em meio à escuridão, você ergue os seus olhos da fé e enxerga a “barra do dia”. Uma fina luz que desponta no horizonte. Sinal de que Cristo, luz do mundo, nunca se apaga. Depois da noite, sempre chega o dia.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Debaixo de cada pedra que parece amassar-nos, há vida que quer ressuscitar. À luz da ressurreição não há pedra que seja capaz de sufocar a vida. O sepulcro vazio é um convite a saber olhar com o coração para descobrir, nas faixas e sudários de nossa vida, a presença do Ressuscitado.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
É tempo de esvaziar sepulcros; é tempo de remover as pedras da entrada do coração que impedem a entrada da luz, da vida, da alegria. O que te impede de afastar essas pedras?
Equipe Lectionautas