Jesus Ressuscitou!
31 de março de 2024“Mulher, por que choras? A quem procuras?”
2 de abril de 20241º de abril, segunda-feira, oitava da Páscoa
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Mateus 28,8-15
O evangelho nos traz a narrativa da aparição de Jesus Ressuscitado para as mulheres, discípulas, e para os discípulos, apresenta dois imperativos: “Alegrai-vos” e “não tenhais medo” e a insistência em se dirigirem para a Galileia. Mas por que essa insistência? Primeiro para mostrar que o Jesus Ressuscitado é o mesmo Jesus de Nazaré. Segundo, porque a Galileia é o lugar da missão e por fim, porque essa caminhada de seguimento acontece juntos, em comunidade. Mas, enquanto essas mensagens eram carregadas de vida, de recomeço, de esperança, temos, de outro lado, o poder da morte, da mentira, da corrupção, que nos indica que é necessário optar pelo Reino ou pelo antirreino. A decisão é sua!
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Enquanto experimentamos a força da vida, da alegria, do testemunho que a Ressurreição nos dá, percebemos a maquinação do mal nas atitudes daqueles que desejam manipular a história, por meio da corrupção, da morte, do ódio.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Agradeça a Deus pelas pessoas que têm a coragem de anunciar a alegre notícia da vitória da vida. Converse com Jesus Ressuscitado e peça a graça de sempre se retornar a sua galileia, ou seja, a vida cotidiana, aos lugares de sua missão, carregando em seu coração a certeza de que Ele sempre lhe precede, lhe dá sentido para sua vida e razão para suas esperanças.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Tome consciência da grandeza do dom da ressurreição, do poder da vida que vence a morte. Que significado tem, para minha vida, os imperativos “alegre-se” e “não tenha medo”? Quais medos me impedem de anunciar a boa nova de Jesus Ressuscitado? Qual é a minha Galileia, ou seja, o meu lugar de missão?
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
No cotidiano, nas pequenas coisas ou naquilo que for possível, testemunhar Jesus Ressuscitado. Descobrir as Galileias para onde o Ressuscitado nos envia.
Equipe Lectionautas