“Quem for o menor, esse será grande?”
27 de setembro de 2021“… e os anjos de Deus”
29 de setembro de 2021TERÇA – FEIRA – 28/09/2021
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Lc 9, 51-56
“Jesus parte para Jerusalém, lugar sagrado de encontro com Deus”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Faça um momento de silêncio, pense em Jerusalém. Jesus está a caminho. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Refrão meditativo: Nós te damos hoje e sempre, toda glória e louvor.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Na narrativa do evangelho de hoje, o evangelista Lucas nos fala do tempo missionário de Jesus que está chegando ao fim. E Jesus precisa subir até Jerusalém, pois é lá o lugar de concretizar o projeto de Deus. Jesus enviou mensageiros à frente e estes, colocaram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos. Ali não foram bem recebidos e queriam vingança. Mas Jesus os repreendeu e partiram para outro povoado.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Faça uma nova leitura e reflita. O que está acontecendo. Com esta narrativa de Lucas, Jesus nos ensina uma grande lição. Jesus não aceita a tomada de atitudes que não são boas para os outros, mesmo sendo considerados inimigos. Está aí a atitude que devemos tomar quando estamos diante do inimigo. Jesus repreende seus discípulos e os orientam para outro povoado, pois não é com violência que se promove a paz. Esse ensinamento nos lembra o mandamento de Jesus: amar até os inimigos. Essa é a pedagogia de Jesus. Estamos colocando em prática esses ensinamentos de Jesus? Sinto-me aberta para acolhe-los e por em prática na minha família, na comunidade?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Olhe para a sua vida, para as pessoas que se encontra no caminho? São todos amigos? Tem alguns inimigos? Qual é o seu agir com eles? O que gostaria de falar a Deus? Agradeça pelos bons amigos, mas reze também pelos inimigos.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Deixe se conduzir. Fale. Veja Jesus que se põe a caminho de Jerusalém. Assim como ele também estamos no caminho. Nele, as rejeições e obstáculos sempre existem. Cabe a cada um de nós saber ouvir os ensinamentos de Jesus e proceder de modo correto.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que posso fazer no dia-a-dia? Escutar Jesus? Acompanhar seus ensinamentos fazendo as leituras dos evangelhos e colocando o aprendizado em prática? O que podes assumir como compromisso?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte