“Jesus parte para Jerusalém, lugar sagrado de encontro com Deus”
28 de setembro de 2021“Ide! Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”
30 de setembro de 2021QUARTA FEIRA – 29/09/2021
26ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Jo 1, 47-51
“Jesus diz: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo. Feche os seus olhos, acalme o coração e escuta. Jesus está dialogando com Natanael.
Refrão meditativo: Glória, Glória anjos do céu, cantam todo o seu amor / E na terra homens de paz, Deus merece o louvor
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Na narrativa do evangelho de hoje Jesus viu Natanael que vinha em seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro Israel, no qual não há falsidade!” Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel!” E Jesus respondeu: “Estás crendo só porque eu ti vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
O encontro de Jesus com Natanael e a afirmação de que ele é um verdadeiro israelita, mostra-nos como para Jesus pode ir além das aparências e conhecer o coração do ser humano. Ele vê em Natanael o verdadeiro Israel que reconhece uma primeira resistência, o dom que, em Jesus, Deus faz a toda a humanidade. Com sua resposta a Natanael, Jesus suscita sua fé, mas faz ele olhar para além, olhar para o céu que se abre a favor de Jesus, pois é o Pai que dá testemunho dele. Jesus abrirá o céu a seus discípulos. E nós, como Natanael, somos capazes de ouvir Jesus e deixar brotar de nosso coração a fé no ressuscitado?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa pessoal com Deus. O que pedir a Deus, diante de momentos difíceis como esses? Estamos preparados para Jesus abrindo os céus e anjos subindo e descendo sobre o Filho do Homem? Peçamos a graça de Deus para mantermos fiéis à fé que professamos a Jesus: “Tu és o Filho de Deus”.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena: Assim como Jesus viu Natanael debaixo da figueira, e o reconheceu como verdadeiro Israelita, Jesus pode também estar nos vendo e pode estar nos reconhecendo verdadeiros cristãos. O que estamos fazendo pra que isso aconteça?
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que interpela e provoca para atitudes justas, para ouvir o chamado e responder a ele, o que posso fazer: Natanael caminhou até Jesus. E nós? Estamos percorrendo o caminho que leva até Jesus? Conheço esse caminho? Posso ajudar a minha família e meus amigos a caminhar com Jesus.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.