Tudo está consumado!
29 de março de 2024Jesus Ressuscitou!
31 de março de 202430 de março, Sábado Santo da Páscoa – Vigília Pascal
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que te dê discernimento e coragem para escutar a Palavra que Deus hoje te dirige.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Marcos 16,1-7
Cristo ressuscitou, aleluia! O evangelho de Marcos é sucinto na descrição da ressurreição, mas mostra uma realidade muito bonita. As mulheres piedosas foram ungir o corpo de Jesus, mas se surpreendem ao não encontrar o morto. Ao invés disso, um jovem de branco anuncia que ele está vivo, como ele mesmo tinha dito! Não somente isso: elas devem encontrar os outros e transmitir esse maravilhoso anúncio. O Senhor vivo encontrará a todos na Galileia muito em breve.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
O túmulo é o lugar donde quem entra não sai. Mas Jesus saiu para nós, ressuscitou para nós, para trazer vida onde havia morte, para começar uma história nova no ponto onde fora colocada uma pedra em cima. Ele, que derrubou a pedra da entrada do túmulo, pode remover as rochas que fecham o coração. Por isso, não cedamos à resignação, não coloquemos uma pedra sobre a esperança (Homilia do Papa Francisco na Vigília Pascal, 11 de abril de 2020).
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Cheios de grande alegria recebemos o anúncio do Senhor vivo em nosso meio! Hoje é o dia esperado pelos profetas desde os tempos longínquos. Não pode ser outra a nossa oração a não ser ação de graças a Deus por tão grande vitória. Por isso, vamos rezar dizendo a Jesus como somos felizes por não estarmos abandonados na morte do pecado, mas sim convidados a participar do banquete da vida.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Deus está vivo! Como a nossa oração é de júbilo e glória, possamos derramar o nosso coração a esse sentimento de graça e paz, recebendo toda a iluminação que Jesus, a luz de Deus, nos oferece. Deixe-se banhar nos rios da graça, a água viva que sacia a nossa sede, fique feliz com o pão do céu que sacia a nossa fome material. No silêncio, experimente a vida nova que Jesus traz consigo, pondo fim à morte, que já não é capaz de nos fazer mal!
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
O tempo pascal é tempo de vida! Como vivenciar o mistério que nos preparamos durante a quaresma? Quais são as práticas que podemos adotar para passarmos por uma mudança de vida? Que nesse tempo possamos pensar um pouco sobre quais são as ocasiões de vida e fé que podemos fortalecer de acordo com a graça de Deus que nos alcança pela ressurreição de Jesus.
João Victor Batista. Membro leigo do Instituto Nova Jerusalém e estudante do bacharelado em Ciências Econômicas na UFC. Reside atualmente em Fortaleza/CE.